Compromisso firmado com o Vale

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Compromisso firmado com o Vale

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A manhã de quinta-feira foi uma verdadeira vitória da democracia e da imprensa regional. O debate entre sete candidatos a governador do Rio Grande do Sul engrandeceu ainda mais o belíssimo e premiado Teatro da Univates, e mostrou que o Vale do Taquari está articulado para cobrar e exigir olhares mais atentos à nossa comunidade.

A presença de dezenas de autoridades dos setores público e privado é outra constatação. Definitivamente, a sociedade regional aumentou a sua percepção sobre a importância da política no nosso cotidiano.
E mais do que isso. O encontro entre sete candidatos ao governo do estado e a comunidade do Vale do Taquari serviu para o registro de uma importante ferramenta, que será publicada amanhã nas páginas do Jornal A Hora.

Trata-se da edição especial do caderno Documento, que vai retratar todos os detalhes daquelas duas horas de debate, com análise de líderes locais e informações sobre os bastidores do histórico momento. É uma carta de compromisso assinada pelos postulantes ao cargo máximo do estado gaúcho. É uma vitória da democracia.

Crédito: Caco Marin


Edegar e Maneco em Lajeado

O Partido dos Trabalhadores inaugurou ontem o comitê regional do candidato a deputado estadual, Emanuel Hassen de Jesus, o popular “Maneco”. Para tal, o ex-prefeito de Taquari aproveitou a presença do candidato a governador Edegar Pretto (PT) em Lajeado.

Pretto compareceu ao evento, iniciado logo após a realização do debate promovido pelo Grupo A Hora. Entre os presentes no ato de inauguração, o vereador Sérgio Kniphoff (PT), e o coordenador regional do PT e suplente de vereador, Jones Fiegenbaum.

Crédito: Divulgação


“Startando uma Startup”

A oficina “Startando uma Startup” ocorre na próxima segunda-feira, às 18h30min, no auditório do prédio 11 da Universidade do Vale do Taquari (Univates). O encontro faz parte das ações do edital Pro_Move Acelera 2.0, promovido pelo governo de Lajeado, em parceria com a Agência de Desenvolvimento e Inovação Local (Agil) e o Sebrae.

O objetivo é desenvolver as competências e estimular o pensamento empreendedor em potenciais criadores de startups e negócios inovadores. As inscrições estão abertas e o link é acessado na página do Pro_Move.

Tecnologia e autismo

Incubada no Parque Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) desde junho de 2021, a ODAPP prestará serviços gratuitos de suporte ao tratamento de crianças com autismo.

O projeto ocorre por meio de uma parceria com o governo de Lajeado, e atenderá famílias de crianças e adolescentes atendidas no Centro Municipal de Atendimento dos Transtornos do Neurodesenvolvimento, a importante “Casa Verde”.

Eles recebem uma nova ferramenta: um aplicativo para celular que conecta profissionais de saúde e as pessoas responsáveis pelo cuidado da pessoa com autismo ou com outro transtorno do desenvolvimento.


TIRO CURTO

• O governo de Lajeado sancionou a lei que prevê repasse de R$ 6,8 mil para o 9º Regimento de Cavalaria Blindado do Exército Brasileiro participar do Desfile Cívico Militar na cidade. O evento ocorre no dia 10 de setembro. A proposta foi aprovada na câmara. E apenas o vereador Sérgio Kniphoff (PT) se posicionou contra o referido custeio.

• Candidatos ao Senado pelo Rio Grande do Sul, Ana Amélia Lemos (PSD) e Hamilton Mourão (Republicanos) são as duas apostas do Partido Novo. Ambos serão “sabatinados” na próxima semana pelos líderes da sigla.

• Ainda sobre o Novo, o presidenciável Felipe D´Ávila estará no Estado durante o fim de semana. Além de visitar a Expointer, em Esteio, ele deve participar de atos de lançamento de candidaturas em Porto Alegre e Santa Cruz do Sul. Mas não virá ao Vale do Taquari.

• Outro presidenciável, o atual chefe da nação também estará no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Jair Bolsonaro (PL) participa de eventos em Novo Hamburgo e também na Expointer. E, assim como todos os demais presidenciáveis, ele não prevê qualquer ato público no Vale do Taquari. Faz algumas semanas, alguns apoiadores locais ventilaram a possibilidade de leva-lo até os pés do Cristo Protetor, em Encantado. Mas não vai rolar.

• Ontem conversei com alguns militantes do PT regional sobre a possibilidade de Lula (PT) visitar o Vale do Taquari durante a campanha. E as chances são praticamente nulas. Aliás, o ex-presidente, que segue líder nas pesquisas eleitorais, sequer confirmou presença no Rio Grande do Sul.

• Um alerta. Utilizar qualquer repartição pública para guardar material de campanha pode configurar abuso de poder. Nem que seja por alguns minutinhos, ou mesmo uma só noite, é bom alguns secretários municipais e cargos de confiança abrirem os olhos. Afinal, as fotos “correm” rapidamente pelos aplicativos da vida…

Acompanhe
nossas
redes sociais