Os quatro pilares da iniciação esportiva

Opinião

Clairton “Xis” Wachholz

Clairton “Xis” Wachholz

Professor de Educação Física e gestor do Ceat⁄Bira

Colunista esportivo

Os quatro pilares da iniciação esportiva

Por

Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Ao pensarmos a iniciação esportiva, nós treinadores (clubes) e professores (escola) temos que entender e deixar bem claro aos nossos praticantes e, principalmente aos seus responsáveis, qual é a proposta da atividade. Qual o embasamento teórico que norteia a construção da proposta pedagógica, quais são os objetivos, enfim: onde estamos e aonde queremos chegar.

Nós do basquete do Ceat/Bira sustentamos nossa iniciação esportiva na ideia de Balbino e Paes (2005), que apresentam uma proposta pedagógica centrada em quatro pilares: diversidade, inclusão, cooperação e autonomia.

E por que a escolha desta proposta? Entendemos o esporte como uma importante ferramenta na aquisição de valores e formação do ser humano, na formação de atletas e equipes e, em alguns casos, até na formação de atletas de alto rendimento.

Porém, o percentual de alunos/atletas que iniciam a trajetória esportiva e chegam ao alto rendimento é muito baixa. Ou seja, defendemos a importância do esporte enquanto formação. A partir disto, qual seria o motivo de adotar esses quatro pilares?

A diversidade está associada a vivência do maior número possível de situações/problemas e na pluralidade de movimentos, buscando agir como um facilitador do processo educativo.

A inclusão, por sua vez, é de suma importância: assegurar a possibilidade da participação independente do tipo físico. O basquete é dito como um esporte para atletas altos. Esse conceito deve ser desconstruído na iniciação para facilitar o processo a todos interessados.

O pilar da cooperação é fundamental nos dias de hoje. Viver em grupo, respeitar os colegas, valorizar a participação de todos na realização de uma tarefa é algo essencial para uma boa convivência na sociedade atual.

E por último, a autonomia, possibilitar aos participantes vivências nas quais eles tenham que tomar decisões, sejam estas individuais ou em grupos.

Bem, através desta sustentação teórica, acreditamos que auxiliamos na formação de um indivíduo mais humano, com uma visão de viver em grupo e em equipe, um ser autônomo, crítico e atuante na nossa comunidade.

E a formação de atletas? Não esquecemos, continuaremos objetivando a formação: formar equipes fortes, conquistar alguns títulos e quem sabe formar atletas de alto rendimento.

Buscando a construção de um mundo melhor por meio do esporte.

Um grande Abraço.

Acompanhe
nossas
redes sociais