Há 20 anos, Baile do Frohsinn em Forqueta

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, Baile do Frohsinn em Forqueta

Por

Vale do Taquari

O Grupo Folclórico Alemão Frohsinn, de Arroio do Meio, promovia a décima Noite de Origem Alemã, em comemoração aos 13 anos de fundação da entidade. O baile ocorria exatamente no dia 31 de agosto de 2002, no salão do Forquetense, no Distrito de Forqueta.

Além da janta, o evento teve danças típicas e a estreia da categoria infantil do grupo. Na época, Raquel Rockenbach era coordenadora do Frohsinn.

ARQUIVO MUNICIPAL DE LAJEADO/O INFORMATIVO


Enquanto isso…

Tratamento para fumantes – Há 20 anos, o Governo Federal anunciava que o Sistema Único de Saúde disponibilizaria tratamento para fumantes no Brasil. Na época, o tratamento seria de um ano, com custo de R$ 175 por paciente. Conforme dados da Folha de São Paulo, mais de 20 mil pessoas seriam beneficiadas.


HÁ 50 ANOS

O quase incêndio da Independência

Há 50 anos, as comemorações da Semana da Pátria iniciavam em Estrela, com a chegada do fogo simbólico na cidade. O Jornal Nova Geração da época trazia a programação completa do Sesquicentenário da Independência.

As comemorações em si iniciaram meses antes. Um relato do NG de junho conta um caso curioso envolvendo os festejos.

Para honrar os 150 anos da Independência, uma enorme fogueira foi acesa no Morro do Roncador. “A cidade inteira colaborou com lenha e pneus velhos para que a fogueira fosse vista pelos municípios vizinhos”.

A atividade havia sido orientada pelo Corpo de Bombeiros da época. Entretanto, conforme conta o periódico, “um vento forte e inesperado” espalhou as labaredas e a fogueira fugiu do controle. “O fogo ameaçava incendiar os matos do Morro Roncador”. No fim das contas, o Corpo de Bombeiros teve que apagar a tal “Fogueira do Sesquicentenário” e a alegria dos festejos.

Chegada do Fogo Simbólico em Lajeado, no mesmo dia. Evento ocorreu em frente à Prefeitura Municipal. Na foto, o prefeito Darci Corbellini e alunos da rede municipal. ARQUIVO MUNICIPAL DE LAJEADO/O INFORMATIVO


Enquanto isso…

Quatro cantos do Brasil – Conforme a tradição, o Fogo Simbólico da Pátria chegava para abrir as comemorações da Semana da Pátria. Há 50 anos, os festejos estavam centrados na cidade de São Paulo. Naquele ano, quatro chamas saíram de quatro diferentes locais do Brasil e se encontraram na cidade.

Acompanhe
nossas
redes sociais