Animador

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Animador

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Estive no evento Estrelas do Conhecimento, na sexta-feira. Fiquei impressionada com os projetos apresentados pelos alunos do Ensino Fundamental. Me anima saber que estão preocupados com a saúde, o meio ambiente, a ciência…

Preparação

Estive em vários estandes, e os alunos tinham na ponta da língua as informações sobre seus projetos, quase uma defesa de tese.

FREDERICO SEHN/GOVERNO DE ESTRELA

Pesquisa

As jovens Djenifer Kauane Lappe Scherer, Jade Tilwitz e Thailiny do Nascimento Blume (foto), do 8º ano da Emef Arnaldo J. Diel, fizeram uma bela pesquisa sobre os impactos na saúde devido ao uso de agrotóxicos. O trabalho rendeu o 2º lugar.

Agrotóxicos

Djenifer, Jade e Thailiny abordaram um tema importantíssimo, porque os agrotóxicos são danosos às pessoas, ao solo, aos mananciais e por aí vai. Sugestão das jovens, considerando o setor primário regional, migrar para produção orgânica.

Agrotóxicos II

Uma pesquisa da UFRGS, Unicamp e Federal de São Carlos apurou que a biodiversidade de insetos terrestres no Brasil, que inclui animais como borboletas, abelhas e besouros, está em tendência de queda. Uma das razões é uso indiscriminado de agrotóxicos.

Consequências

“Se você acaba com os insetos, você quebra todas as cadeias alimentares da natureza na base. Se você não tem lagartas para os passarinhos comerem, as aves vão diminuir. Se você não tem insetos para vespas se alimentarem, elas vão cair e, uma vez que caiam, elas começam a causar um desequilíbrio que pode levar, por exemplo, ao aumento de pragas, tanto nas cidades quanto na agricultura”, alerta André Freitas, professor e um dos pesquisadores do projeto, em entrevista à Agência Brasil.


Extinção de um povo

O corpo do indígena conhecido como Índio Tanaru (índio do buraco) foi encontrado em sua rede na Terra Indígena Tanaru, no sul de Rondônia. Conforme equipe da ronda de monitoramento e vigilância territorial, tudo indica que tenha sido morte natural. Na foto, um registro raro de Tanaru no meio da mata.

Massacre

Tanaru morava sozinho e isolado há cerca de 30 anos. Ele foi o único sobrevivente da sua tribo, de etnia desconhecida. Todos os demais foram mortos por fazendeiros entre as décadas de 1970 e 1990. O último massacre foi em 1995, do qual só Tanaru escapou.

Emoção

Então moradora da região Metropolitana, a primeira vez que vi um indígena foi à beira da estrada, em 1989, em um município interiorano no caminho entre o Rio Grande do Sul e a Bahia. Fiquei emocionada. Tinha apenas 19 anos e encarei, junto com meu pai, uma viagem de três dias, 3 mil quilômetros por um Brasil que não conhecia.

REPRODUÇÃO/FUNAI

Rica cultura

Quando vejo os kaingangs vendendo seus artesanatos e esmolando nas ruas de Lajeado, penso o quão rica é a sua cultura. Lamentável ver que se esvai a cada dia.

E nós?

O que estamos fazendo para preservar a cultura e os costumes dos povos originários desta terra?

Acompanhe
nossas
redes sociais