Show de bola!

Opinião

Carlos Martini

Carlos Martini

Colunista

Show de bola!

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

As melhorias já implantadas e as projetadas ao longo da BR-386 pela CCR ViaSul realmente impressionam positivamente. Dá até gosto de pagar pedágio (além da garfada do IPVA…) pra ver os serviços e obras evoluindo nesse nível.

Tá certo que a densidade de tráfego é maior, mas ainda assim não tem nem comparação com concessões anteriores e muito menos com as egeérres da vida. É tipo a lavada de 7×1 que a seleção alemã deu na do Brasil na Copa de 2014, e acho que saiu barato.

Não custa lembrar que a empresa administra os quatro principais eixos logísticos de transporte rodoviário do estado e mais um monte dos mais importantes em nível nacional, principalmente no ¨miolo¨ do sudoeste, sem falar em outros ramos econômicos em que atua. Tem muita bala na agulha e café no bule…E se vieram também pra essas bandas é porque sabem pra onde aponta a bússola.

A propósito: quem estiver fora desses quatro principais eixos de rodovias federais no estado, suas imediações e principais conexões, é bom se prevenir, porque o futuro pode não ser muito promissor.

Foram projetados e implantados por determinados centros de inteligência há bastante tempo atrás pra serem corredores de desenvolvimento e integração. E cumpriram fielmente suas missões.


Faça-se a luz…!

E a luz foi feita… também nos idos de 1955, com a implantação da barragem nos altos da Linha Harmonia, dessa vez por obra e graça do espírito empreendedor e associativista.

Na época, eram raras as pequenas cidades do interior que dispunham do ¨luxo¨ da energia elétrica e nas que tinham a geração era em usinas à óleo, desligadas lá pelas nove da noite. Daí pra frente era na base do lampião à querosene ou luz de velas e… boa noite!

Ali foi o berço da Certel, que hoje nos brinda com o anúncio de mais um grande empreendimento, que muitos benefícios vai trazer para os “valetotaquarienese”. A barragem de Bom Retiro tem uma longa história, que merece ser resgatada. Foi idealizada ainda na década de 30 e começou a ser implantada no início da década de 50.

Mas as obras pararam no pilar principal, instalado no meio do rio, que por muitos anos só serviu pra apoitar caícos em pescarias. Meados da década de 70 ressurge o projeto da hidrovia, de um porto fluvial e da necessária barragem, dessa vez pra valer.

A perspectiva de aproveitamento do desnível para a geração de energia já existia desde o início, mas passou a ter um maior potencial de concretização com os marcos legais criados em 1988. Por diversas razões econômicas e jurídicas, que não cabe aqui detalhar, passaram-se outras três décadas.

FERNANDO DIAS/DIVULGAÇÃO

E agora, nesses tempos dinâmicos e para satisfação e benefício de muita gente, a coisa vai andar! Bela notícia, parabéns a todos que contribuíram e ainda vão participar na construção dessa importante iniciativa para toda a região. E vamos que vamos… Jetzt Geht’s Los!


NADA SUPERA O TALENTO

Conhecem aquela do sujeito que foi até a sala do diretor do circo no escritório do décimo andar de um prédio, solicitar uma vaga no espetáculo dizendo que sabia imitar passarinho?

O diretor nem deu muita bola, dizendo que todo o santo dia aparecia um com esse mesmo talento e que isso não atraía mais ninguém. O sujeito disse: ¨então tá bão, vou atrás de outro circo¨. Abriu a janela e… saiu voando!


CASCALHO & AREIA

Quanto vale um pequeno cascalho, um punhadinho de areia da praia, um coco seco, um porongozinho mixuruca, ou palha seca de milho? Aproximadamente nada, mas com criatividade e dedicação pode se transformar num bom ganha pão.

Pensei nisso observando algumas pequenas lembrancinhas que guardo de viagens feitas por esse Brasilzão.
Uma paisagem desenhada no cascalho, outra paisagem feita com areias coloridas num vidro, uma fisionomia talhada num coco seco, uma galinha feita num pequeno porongo e por aí vai.

A necessidade às vezes obriga a gente a tirar leite de pedras, cascalho inclusive. Mas quem se esforça consegue, e sem a necessidade de qualquer Cascalhobrás.


SAIDEIRA

Bronca de mãe para filho:
– Guri!! Foi tu que fez essa bagunça toda aqui???
– Só falo na presença da minha advogada de defesa: vovóóóó!

Acompanhe
nossas
redes sociais