Novo projeto para as calçadas da Júlio

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Novo projeto para as calçadas da Júlio

Por

Há 20 anos, era elaborado um projeto de remodelação da rua Júlio de Castilhos, em Lajeado. Mais de R$ 190 mil seriam investidos na ampliação da calçada, além de uma nova arborização, alterações no layout e na iluminação.

A ideia era aumentar a calçada em um metro, no trecho que ia do Imec até a Praça da Matriz. O Jornal O Informativo de 2002 trazia uma planta de como o projeto ficaria.

 

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

 

O desenho compreende a quadra entre a R. Francisco Oscar Karnal e a R. João Batista de Melo. O projeto previa que a calçada avançasse para dentro da rua e o espaço recebesse bancos, luminária e palmeiras. Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Jacobina no cinema de Lajeado

A esperada pré-estreia do filme A Paixão de Jacobina no cinema Arco-Íris, de Lajeado, ocorreu no dia 27 de agosto de 2002. A transmissão foi restrita a autoridades e empresas que colaboraram com as gravações. O ator Thiago Lacerda e o diretor Fábio Barreto estavam presentes.

Na noite, Fábio Barreto e Thiago Lacerda compartilharam sua experiência com o longa. Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Enquanto isso…

Armas biológicas na 2ª Guerra – Há 20 anos, o Tribunal de Tóquio reconhecia o uso de armas biológicas pelo Japão durante a 2ª Guerra Mundial. Até então, o país não admitia o uso. As investigações provavam que, na década de 1940, o Japão foi responsável por surtos de cólera e peste na China.


HÁ 50 ANOS

Água em Cruzeiro do Sul

Há 50 anos, era feita a ligação do Poço de Bombas com os depósitos do morro de Cruzeiro do Sul. A obra permitiria o bombeamento de água para os depósitos, que tinham capacidade para 100 mil litros de água.
Até então, na zona urbana do município, algumas moradias não tinham acesso a água. Com a ligação, a ideia era deixar Cruzeiro do Sul com água encanada em todo o perímetro urbano.


Enquanto isso…

12 milhões na frota – Há 50 anos, a Folha de São Paulo publicava uma estimativa do Ministério da Fazenda. Conforme o estudo, em 1980, o Brasil teria uma frota de veículos com mais de 12 milhões de automóveis, e uma população de 120 milhões. Hoje, o Brasil tem pouco mais de 111 milhões de veículos.


Sábado é Dia do Corretor de Imóveis e do do Psicólogo

Santo do dia: Santa Mônica

Domingo é Dia da Avicultura , Dia do Legionário e Dia Nacional do Bancário

Santo do dia: Santo Agostinho

Acompanhe
nossas
redes sociais