Há 20 anos, eliminatórias do Enart em Lajeado

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, eliminatórias do Enart em Lajeado

Por

Há 20 anos, o município recebia mais de 300 CTGs de 45 cidades para as eliminatórias do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). A final seria em Santa Cruz do Sul.

O evento ocorria entre os dias 24 e 25 de agosto de 2002 e envolvia mais de 11 mil pessoas, no Parque do Imigrante, em Lajeado. Naquele ano, as três primeiras etapas inter-regionais eram em Três Coroas, Uruguaiana e Lajeado.

Na abertura do evento, os organizadores prestavam homenagem ao tradicionalista José Theodoro Bellaguarda de Menezes, que havia falecido há pouco tempo na região. Bellaguarda era marido da professora Miriam de Menezes, falecida em agosto de 1972, há 50 anos.

As apresentações atraiam grande público. Crédito: ARQUIVO MUNICIPAL DE LAJEADO/O INFORMATIVO


Ruas em Travesseiro

Há 20 anos, a câmara de vereadores de Travesseiro aprovava a nova denominação de quatro ruas do município. A chamada rua L tornou-se Arroio do Meio; a rua E, Esperança; a rua A, Santa Catarina; e a rua B ficou denominada Rio Grande do Sul.


Novo-velho posto

Vinte anos atrás, era inaugurado um posto de combustível na rua Bento Gonçalves em Lajeado. Hoje, o posto já não existe mais no local.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Enquanto isso…

Princesa Diana como marco histórico – Uma pesquisa do The History Channel mostrava que os britânicos consideravam a morte da princesa Diana o fato mais importante da história do Reino Unido no século XX.

A morte dela, em 1997, num acidente de carro em Paris, teve 22% dos votos. Superou inclusive o início da Segunda Guerra Mundial (1939), com 21%, e o direito de voto das mulheres (1918), com 15%.


HÁ 50 ANOS

Alunos de quinta e sexta série, turno da manhã do Ginásio de Vila Fão, década de 1970. Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Minuano em crescimento

Há 50 anos, o Aviário Minuano registrava um alto crescimento, com um lucro de 143 milhões de cruzeiros. Na época, o capital da companhia era de 696 milhões de cruzeiros. Conforme o jornal O Informativo de 1972, a Minuano vendia um bilhão de cruzeiros antigos por mês e abatia uma média de oito mil aves por dia.


Enquanto isso…

Jardim para deficientes visuais – Há 50 anos, a Folha de São Paulo noticiava a construção de um “Jardim para Cegos”, no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Este seria o primeiro da América Latina e o terceiro em todo o mundo. Todas as plantas seriam identificadas por placas em braile e as flores selecionadas não teriam espinhos.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais