Fé e Turismo! Pode isso, Arnaldo?

Opinião

Charles Rossner

Charles Rossner

Empreendedor e secretário de turismo de Encantado

Fé e Turismo! Pode isso, Arnaldo?

Por

Dados do Ministério do Turismo mostram mais de 340 municípios brasileiros promotores de eventos que envolvem a fé. Sejam eles eventos religiosos, pontos de peregrinação de fiéis ou celebrações que atraem milhares de visitantes.

Essas localidades se apropriaram de aspectos religiosos regionais e os transformaram em produtos turísticos, gerando uma fonte de desenvolvimento econômico e cultural para a comunidade local. O povo brasileiro, na grande maioria, é muito religioso. A fé está enraizada na cultura do país desde sua formação e mobiliza a vida das pessoas até os dias de hoje.

O Brasil dispõe de diversas opções de destinos religiosos, que atraem não só o público nacional, mas também visitantes do mundo todo, e apresenta, a cada ano, números mais expressivos nesse segmento. Dados do Ministério do Turismo demonstram que esse setor específico movimenta em torno de R$ 15 bilhões anualmente, evidenciando sua importância para a economia nacional, sobretudo em tempos de crise.

O turismo religioso representa mais de 3% de toda a movimentação do turismo nacional, que gira em torno de R$ 600 bilhões (dados pré-pandemia). Agora veja o seguinte: dados do Sebrae revelam que esse segmento tem impulsionado economias locais. Veja agora a magia do desenvolvimento:

• Atrai grandes negócios como hotéis, restaurantes e parques;

• Movimenta setores da indústria, comércio e serviços;

• Cria e impulsiona o artesanato e as agroindústrias locais.

Mas na prática, isso representa geração de emprego e pulverização de renda tornando esse, um dos segmentos mais promissores do turismo. Observe o desenvolvimento turístico do nosso Vale após o Cristo Protetor tomar forma. Alguém ainda acredita que é possível retroceder? O mar azul do desenvolvimento é aqui e agora. Estamos vivendo esse momento.

Rapidinhas:

– O turismo promete surpreender na Expovale 2022;

– Ao menos dois grupos de investimentos estiveram visitando o Vale recentemente;

– Enquanto as caturritas gritam e só fazem algazarra, as corujas (símbolo da inteligência) trabalham em silêncio.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais