Projeto de GPS Rural visa facilitar localização no interior de Estrela

licitação aberta

Projeto de GPS Rural visa facilitar localização no interior de Estrela

Objetivo é contribuir para a agilidade e descentralização dos serviços públicos

Por

Atualizado quarta-feira,
17 de Agosto de 2022 às 11:59

Projeto de GPS Rural visa facilitar localização no interior de Estrela
Os chamados “pontos de interesse”, como pontes, serão listadas em sistema que funcionará como um GPS. Crédito: Jhon Willian Tedeschi
Estrela

O governo municipal abre licitação para desenvolver o projeto de georreferenciamento no interior. O pregão eletrônico para escolha da empresa ocorre no próximo dia 24.

A inspiração foi na cidade de Chapecó, em Santa Catarina, referência na utilização da ferramenta. Uma comitiva da Secretaria de Administração e Segurança Pública de Estrela visitou o interior do município catarinense, para conhecer o formato de implantação do sistema, chamado de GPS Rural.

Os gestores de Estrela elaboraram um projeto técnico com as especificações desejadas e encaminharam ao setor de Licitações para trâmites legais. A partir da definição da empresa, esta fará o levantamento das localidades do interior em até seis meses. No entanto, o sistema só deverá sair do papel no primeiro semestre de 2023.

Em um primeiro momento, a tecnologia será disponibilizada apenas para serviços públicos. Uma vez consolidada a tecnologia, o município prevê ofertar os dados à população. “Com o projeto testado e aprovado, vamos usar como um mapa paralelo, indicando locais turísticos e culturais”, explica Adílson Heleno da Silva, técnico da Secretaria de Administração.

A prioridade é identificar residências, uma vez que as referências não são tão precisas. “Será utilizado o mesmo sistema de GPS, mas indicando a localização exata conforme os pontos sejam cadastrados pelas coordenadas geográficas (latitude e longitude)”, acrescenta Silva.

Serão listados também os chamados “pontos de interesse”, como paradas de ônibus, centros comunitários, pontes e campos de futebol, além de pontos de referência para coleta de lixo e locais onde os caminhões-pipa podem se abastecer no interior.

Como funcionará

Se as propriedades no interior não possuem número em seu endereço, a proposta é que cada local cadastrado tenha uma numeração própria. Uma placa, com código e nome do proprietário ou ponto de interesse, será colocada para indicação visual. O aplicativo deverá operar offline (sem conexão com a internet) e todo o processo será gratuito para a população. O governo estima mais de mil pontos passíveis de cadastro.

Apoio à segurança

A Brigada Militar (BM) trabalha em parceria com a administração, em busca de um formato mais funcional para o projeto. Com o trabalho da Patrulha Rural iniciado em abril, encontrar propriedades mais afastadas de forma mais ágil se tornou uma necessidade ainda maior.

“Ação importante em termos de prevenção e melhorias na qualidade de vida da população”, afirma a capitã Carmine Brescovit, comandante da BM de Estrela.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais