Para reter talentos

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Para reter talentos

Por

Vale do Taquari

O Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado (Labilá) foi oficialmente inaugurado na tarde de ontem. Ainda restam detalhes estruturais e boa parte do mobiliário, é bem verdade. Mas a semente está mais do que lançada.

O espaço para debater, experimentar e consagrar soluções inteligentes para problemas sociais é uma tendência mundial. Por aqui, é louvável o fato de um governo municipal gaúcho incorporar o papel que muitas vezes é reservado ao setor privado ou associativo, e apostar em um local público para o devido compartilhamento de ideias e projeções. Agora, o desafio é popularizar a tal da “inovação”, atender a periferia e criar um ecossistema saudável para descobrir e reter os nossos talentos.


Ocupação e arte

A quarta-feira é de festa para a cultura regional. A 16ª Feira do Livro de Lajeado abre as portas para o público a partir das 9h, em um aconchegante espaço montado junto à nossa estimada Praça da Matriz. Aliás, a ocupação da principal praça da cidade é um capítulo à parte neste instigante enredo municipal.

Quase abandonada pelos moradores do Centro e demais bairros, o espaço de lazer que já foi um dos berços do desenvolvimento do município precisa ser devidamente reocupado pela população. É uma lástima ver aquele espaço vazio no fim do dia, ora por medo, ora por mais medo ainda. Já avançamos na orla do Rio Taquari. Agora falta retomarmos a Praça da Matriz e, logo adiante, o belíssimo centro antigo.


Avanços no turismo

Crédito: Divulgação

O Vale do Taquari esteve bem representado no evento Turismo em Movimento, realizado tontem pelo governo estadual na cidade de Flores da Cunha.

Ao menos 25 empreendedores da nossa região participaram do workshop que debateu sobre o Mapa do Turista no Rio Grande do Sul. E, entre os principais temas debatidos, destaque para o turismo gastronômico, aventureiro e espiritual.


Protesto contra o pedágio

Uma comitiva formada por empresários da região e representantes da CIC/VT e do Codevat foi até a capital gaúcha protestar contra o plano de concessão das rodovias. É o movimento “Este pedágio o Vale não quer”. O grupo produziu um manifesto público com as 3,7 mil assinaturas de pessoas contrárias ao edital já lançado pelo governo estadual, e cujo leilão público deve iniciar no dia 28.

O documento foi entregue ao presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira, do Partido dos Trabalhadores, e também para representantes de outros deputados (incluindo o candidato a vice-governador Gabriel Souza, do MDB), e assessores do governador.

(Foto: Divulgação)


TIRO CURTO

•Agentes políticos do PL seguem nas tratativas para trazer o presidente da República ao Vale do Taquari, mais precisamente até os pés do Cristo Protetor, em Encantado. Não será fácil. Jair Bolsonaro (PL) já confirmou presença na Expointer, em Esteio, e na Fenac, em Novo Hamburgo, onde ele participa do evento “Mulheres pela Vida e pela Família”. Tudo isso no dia 3 de setembro, conforme antecipamos na edição de ontem.

• Agentes políticos locais do PT não desistiram de trazer à região o também candidato a presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Coordenador regional do partido e suplente de vereador em Lajeado, Jones Fiegenbaum já esteve mais otimista. Segundo ele, o ex-presidente deve vir ao Rio Grande do Sul em setembro, e uma agenda no Vale do Taquari é considerada “muito difícil”. Mas não custa tentar e insistir.

• Os primeiros debates entre os candidatos ao Palácio Piratini repetem uma tendência: Onyx Lorenzoni (PL) ataca Eduardo Leite (PSDB), e Edegar Pretto (PT) aproveita bem a situação.

• Candidato a deputado estadual, João Braun (PP) solicitou 46 dias de licença da Câmara de Vereadores de Estrela. Ele retorna ao cargo no dia 30 de setembro.

• O governo de Lajeado finaliza a negociação para incorporar o prédio do INSS, localizado na esquina da Rua Saldanha Marinho com a Av. Benjamin Constant, no centro da cidade. O imóvel será repassado ao Hospital Bruno Born (HBB). Em contrapartida, será construída (em uma área do município) uma nova sede para o instituto.

• A Amturvales anuncia a realização do 2º Seminário Estadual de Turismo no Vale do Taquari. O evento ocorre no dia 26 de agosto, a partir das 9h, no tradicional Galpão do Seu Chico, em Vespasiano Corrêa.

• O deputado federal Jerônimo Goergen (PP) realiza palestra na Câmara de Vereadores de Encantado. O tema é “Liberdade Econômica”. O evento ocorre na próxima segunda-feira, a partir das 10h. Goergen não concorre à reeleição em outubro.

• Prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel (PP) visitou o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Alexandre Postal. O encontro ocorreu na segunda-feira. Eles conversaram sobre os desafios da gestão pública.

• A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) realizou a primeira reunião-almoço com candidatos ao governo do Rio Grande do Sul. O convidado de ontem foi Luís Carlos Heinze (PP). E, entre os mais de 20 candidatos a deputado estadual e federal do Vale do Taquari, apenas quatro estavam presentes: Douglas Sandri (Novo), Gláucia Schumacher (PP), João Braun (PP) e Ricardo Wagner (PTB).

• Em tempo, Edegar Pretto (PT) ainda não pediu espaço à Acil para participar da série de reuniões-almoço com candidatos ao governo do RS. Lógico. É complicado pedir espaço para quem lhe fechou, de antemão, a porta de entrada.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais