E as mulheres?

Opinião

Fabiano Conte

Fabiano Conte

Jornalista e Radialista

E as mulheres?

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Nestas eleições, teremos 12 candidatos a Presidente da República. Destes, quatro são mulheres. Também teremos 5 mulheres candidatas a vice-presidente. E somente um candidato negro. Para os governos estaduais, considerando os 26 estados e o Distrito Federal, são 217 chapas, sendo 27 delas (17%) encabeçadas por mulheres e outras 85 onde haverá uma mulher de vice (29%).

Temos mais mulheres eleitoras no Brasil, mas uma grande dificuldade de encontrar dispostas a concorrer. É por isso que os homens continuam “mandando” e tendo maior representatividade nas esferas de governo, tanto do Executivo como no Legislativo.


Cuidado com a primeira impressão

A primeira impressão sobre uma pessoa se dá por três sentidos: 55% pela aparência, 38% pelo tom de voz e 7% pelo que ela fala. Como diz o ditado, o hábito faz o monge, com maior representatividade para a moldura do que ao quadro. Nesta eleição, fica a dica, observe mais o conteúdo do que a aparência. Esta, a aparência e não em raras vezes, muda após a conquista.


Estou definido

Pode ser precoce de minha parte, mas estou praticamente decidido em todos os meus cinco votos na eleição deste ano, sem a necessidade de muito esforço e análise. E nem um pouco preocupado se vou “ganhar”. Quero é estar com a consciência tranquila e certo de minhas escolhas.


Não perderam tempo

Meu Facebook, Instagram e Tiktok foram inundados por material de campanha nos primeiros minutos do dia 16 de agosto, data que iniciou a campanha eleitoral. Sem falar do material nas esquinas e nas caixas de correio. É apenas o começo. Até a eleição, teremos que exercitar a paciência e a capacidade de entender o que eles nos apresentam.


Exemplo

Em entrevista ao programa O Vale em Pauta da Rádio A Hora 102.9 , o secretário da Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo do RS, Mauro Hauschild, afirmou que o presídio feminino de Lajeado é exemplo no trabalho de ressocialização, o que inclui ações internas e externas.

Em 2019, 116 empresas gaúchas empregavam 1,1 mil apenados. Hoje já são 260 empresas conveniadas e mais de 13 mil presos empregados, com serviços internos e externos.


Realidade

Os presídios gaúchos abrigam atualmente 43,5 mil presos. A capacidade é de até 27 mil. Conforme dados da Secretaria da Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, a grande maioria desta população é de baixa renda, negros e sem escolaridade.


Com sinceridade

Ao ser presenteado no domingo, meus filhos foram bem verdadeiros: “Tu vai gostar pai e pagar também”, acompanhado de uma sonora risada. Não tem problema, pai gosta de ver os filhos felizes.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais