Brotfest: a Festa do Pão

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Brotfest: a Festa do Pão

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Há 20 anos, Estrela sediava a segunda edição da Brotfest e o Festival do Folclore. A chamada Festa do Pão ocorria na Soges e reunia padarias, que promoviam cursos de panificação e de bolos. Já o Festival do Folclore envolvia cantos e danças tradicionais das comunidades.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Cinco décadas de Ereno Dörr

Uma das empresas de transporte mais tradicionais do Vale, a Ereno Dörr recebia uma matéria especial no Jornal O Informativo pelo seu aniversário. Fundada em 1966, a empresa tinha lançado a nova logo da marca em 2001 (foto).

Em 2002, eram cerca de 50 veículos que circulavam por Lajeado e Cruzeiro do Sul. Na época, dos 80 funcionários, 55 eram motoristas e cobradores.

No início da Ereno Dörr, nas décadas de 60 e 70, os primeiros ônibus transportavam passageiros do bairro São Cristóvão para o centro de Lajeado. Da antiga rodoviária que ficava na Borges de Medeiros, ao lado do Madre Bárbara, os veículos seguiam pela Osvaldo Aranha at

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Enquanto isso…

Clonagem no Brasil – A primeira bezerra clonada no Brasil, chamada de Penta, morria por infecção generalizada, com um mês de idade. Penta foi gerada a partir da célula da cauda de uma vaca.


HÁ 50 ANOS

Homenagem a Miriam de Menezes

Em 17 de agosto de 1972, a professora Miriam de Menezes falecia. O jornal O Informativo da época noticiava o luto que a comunidade enfrentava. Muito presente na sociedade, Miriam era professora de português e coordenadora pedagógica no Castelinho. Além disso, foi a primeira Secretária do Clube de Mães do colégio, instituído um ano antes, em 1971.

Natural de Porto Alegre, Miriam era casada com o Promotor José Theodoro Bellaguarda de Menezes, e tinha três fihos: Iraiacê, Juarez e Iari. Como homenagem a ela, hoje existe uma rua com o seu nome, a Travessa Miriam de Menezes, no bairro Florestal, entre as ruas Tiradentes e Mathias Rockenbach.

Crédito: Acervo Iraiacê de Menezes Ferri


Escoteiros em Lajeado

Há exatos 50 anos, também no dia 17, Lajeado recebia mais de 100 escoteiros vindos de vários locais do estado. Uma grande solenidade estava prevista para o dia 20 de agosto. Diversos noviços e lobinhos de Lajeado seriam condecorados na ocasião.


Enquanto isso…

Fim da greve na Inglaterra – A greve dos mais de 42 mil estivadores na Grã-Bretanha chegava ao fim. Apesar do acordo firmado com o sindicato, muitos ainda achavam as medidas insuficientes e as tensões continuavam.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais