Projeto incentiva sustentabilidade e promove o cuidado na primeira infância

Doutor Ricardo

Projeto incentiva sustentabilidade e promove o cuidado na primeira infância

Iniciativa visa o plantio de uma árvore a cada criança que nascer no município e estimula o acompanhamento na gestação. Atividade integra o programa Jardim do Futuro, desenvolvido pela Assistência Social

Por

Projeto incentiva sustentabilidade e promove o cuidado na primeira infância
Árvores são plantadas em área de preservação ambiental. Crédito: Divulgação
Doutor Ricardo

Mobilizar as famílias e a comunidade sobre a importância da atenção e cuidado com os primeiros anos de vida, além de despertar a consciência ecológica da população, esse é o principal objetivo do projeto Jardim do Futuro.

A atividade integra a ação “Dia do Bebê Ricardense”, promovida pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e pela Secretaria de Assistência Social. A iniciativa visa o plantio de uma árvore a cada criança que nascer no município.

As primeiras mudas serão plantadas na quinta-feira, dia 18, às 15h30min, em um terreno de preservação ambiental cedido pela prefeitura, na rua Padre Pedrinho Mattiello. Em caso de chuva o evento será transferido.

Ao lado de cada planta será colocado uma placa com a identificação da espécie e, também, com o nome completo e a data de nascimento do bebê que ela representa. “É uma simbologia para marcar e acompanhar o desenvolvimento das crianças.

A atividade social vai ao encontro do que propõe a ação Bebê Ricardense que é o de possibilitar o acesso a novas experiências, além de estimular sete consultas de pré-natal, já que é um dos critérios para participar do projeto”, explica a secretária de Assistência Social, Eliana Giacobbo.

Ao todo, serão plantadas 17 mudas de diversas espécies, que representam crianças nascidas nos últimos 12 meses. “Há mudas de goiabeira, jabuticabeira, pitangueira, entre outras. Queremos incentivar a preservação ambiental e a sustentabilidade, por isso, o plantio vai ocorrer sempre na terceira semana de agosto e o projeto deve seguir até 2024”, observa.

De acordo com Eliana, o Cras também organizou uma atividade lúdica e pedagógica com os alunos das escolas municipais e estadual. O evento ocorre na tarde de hoje, no Salão Paroquial. Já na parte da noite, a partir das 19h15, será realizada uma oficina para os pais e crianças de até seis anos, no auditório do Cras.

“Buscamos o cuidado com a primeira infância e pensando no futuro, devemos cuidar do planeta como se ele fosse uma criança. Desta forma, ao plantar árvores, vamos semear um futuro melhor para as próximas gerações”, concluiu.

Principais objetivos:

Valorizar a vida; Valorizar a primeira infância; Estimular a realização e acompanhamento do pré-natal; Promover o sentimento de pertencimento local; Estimular o respeito ao próximo e ao meio em que se vive; Estimular a relação de afetividade homem/natureza;

Despertar a consciência ecológica da comunidade; Promover a participação da população no desenvolvimento sustentável; Conscientizar a população da importância do verde para a qualidade de vida; e Florescer desde cedo nas crianças, os princípios da educação ambiental.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais