Programa viabiliza 65 castrações em dois meses em Arroio do Meio

cães e gatos

Programa viabiliza 65 castrações em dois meses em Arroio do Meio

Ações são coordenadas pelo Cras, em parceria com ONGs e famílias em vulnerabilidade

Por

Atualizado terça-feira,
16 de Agosto de 2022 às 12:24

Programa viabiliza 65 castrações em dois meses em Arroio do Meio
Objetivo do programa é de controlar a superpopulação e proliferação de doenças. Crédito: Gabriel Santos
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Um convênio assinado em março entre o governo municipal e o Estado já permitiu a castração de 65 cães e gatos. A ação integra o programa Melhores Amigos, que visa desenvolver e apoiar políticas públicas de defesa dos animais. Uma delas é a viabilização financeira da castração de animais de pequeno porte.
A intenção é executar, até o fim do ano, a castração de 200 animais. O investimento é de R$ 50 mil. Destes, R$ 35 mil serão repassados pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Igualdade e Cidadania. O serviço foi iniciado em junho, após o depósito e contratação de uma empresa especializada nos serviços veterinários. Toda ação é coordenada pelo Centro de Referência e Assistência Social (Cras), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social.

Conforme a coordenadora do programa no município, Juliane Duarte, os principais objetivos destas castrações são a promoção da saúde pública e o bem-estar animal, já que a medida evita a superpopulação e o abandono de cães e gatos, a proliferação de vetores e doenças, além de contribuir com a organização da cidade.
Famílias que tiverem interesse podem passar na sede do Cras, na rua Gustavo Wienandts e agendar o cadastro único. É necessário respeitar os critérios de renda familiar e endereço.  Juliana afirma que as castrações ocorrem semanalmente, com horários agendados. “Antes dos procedimentos é feita uma análise. Leva em conta o CadÚnico e requisitos da Associação de Proteção aos Animais (Apaam).
Arroio do Meio possui ainda um programa de Controle de Natalidade Animal. Nos primeiros meses de 2021, foram contabilizadas 255 castrações. A ação beneficiou num primeiro momento cães lotados na Apaam, associação que atende hoje mais de 80 animais.
Além do procedimento cirúrgico, o Cras também disponibiliza roupas pós-cirurgias confeccionadas pelas oficineiras. Ao proprietário cabe os cuidados com a medicação e o acompanhamento.

Acompanhe
nossas
redes sociais