Há 20 anos, a estreia de Jacobina

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, a estreia de Jacobina

Por

Diversas autoridades do Vale do Taquari marcavam presença no Festival de Cinema de Gramado, em 15 de agosto de 2002. Era a noite de estreia do tão esperado filme A Paixão de Jacobina, que movimentou a região com as gravações tanto em Lajeado quanto em Marques de Souza.

LEIA MAIS: Das telas do cinema ao esquecimento

O filme iniciava com o casamento do personagem interpretado por Thiago Lacerda, que fora gravada no Parque Histórico de Lajeado. Para quem deseja saber um pouquinho mais sobre essa produção que movimentou a região, o Jornal A Hora do fim de semana trouxe uma matéria especial sobre o assunto. Vale a pena conferir!

Entre os presentes, estava Carmen Regina, na época, secretária do Turismo de Lajeado. Crédito: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Meteorito de Putinga

Em 2002, o Jornal O Informativo contava uma história curiosa sobre a cidade de Putinga. Na tarde do dia 16 de agosto de 1937, há exatos 85 anos, um meteorito colidia com o solo da então Vila de Putinga. Na época, o município ainda pertencia a Encantado e realizava uma festa em homenagem a São Roque, padroeiro da comunidade.

Uma réplica do meteorito está exposta no Memorial. Crédito: Divulgação

Naquele dia, o meteorito causou alvoroço pelo estrondo. Conforme relatos de moradores, era um dia lindo, com céu azul, subitamente rasgado por um feixe de fumaça. A comoção foi tanta, que o baile programado para aquela noite foi cancelado.

Hoje, o cofre municipal guarda um fragmento, que pesa cerca de um quilo e meio. A Casa de Cultura da cidade inaugurou em 2020 o Memorial do Meteorito, que conta toda a história daquele dia fatídico.

 


Enquanto isso…

Homenagem a Gandhi – A cidade de São Paulo inaugurava uma estátua de Mahatma Gandhi, na praça Túlio Fontoura. A escultura era um presente do governo indiano.


Há 50 anos

A Saidan recebia mais de quatro mil cruzeiros do Lions Club. Alguns dias depois, a prefeitura também fez uma doação à entidade, no valor de 15 mil cruzeiros. Além disso, o Lions Clube também entregava mais de 50 pares de sapatos para as crianças da Saidan.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Suco de Laranja em Lajeado

As negociações para a instalação de uma indústria de suco de laranja na cidade continuavam. A Acil conversava com a Manzanilha S.A, de Curitiba.

A expectativa era que a fábrica iniciasse as atividades em 1974, com a produção experimental de suco, óleos essenciais e extração de aroma. Conforme o jornal O Informativo, a indústria teria cerca de 300 operários.


Enquanto isso…

Atentado no Marrocos – Há 50 anos, um grupo de aviadores rebeldes, liderados por um conselheiro próximo do rei, executava um golpe de Estado. A tentativa de assassinar o rei do Marrocos, Hassan II, fracassou e os rebeldes foram presos.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais