Seu Ernesto, e o exemplo de um pai

Opinião

Fabiano Conte

Fabiano Conte

Jornalista e Radialista

Seu Ernesto, e o exemplo de um pai

Por

Atualizado segunda-feira,
15 de Agosto de 2022 às 09:23

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Conheci o senhor Ernesto nesta semana na cidade de Joaçaba, no oeste catarinense, um taxista de mais de 60 anos e que divide seu tempo em dois empregos diferentes e à família. Ele me levou ao hotel por volta das 6h30 da manhã, era sua última corrida da madrugada. De lá, iria para casa tomar café, “pegar as coisas” e ir para a jornada diurna. Trabalha como açougueiro em um supermercado da cidade das 8h às 16h. O almoço é a marmita que leva de casa.

Quando sai do serviço, “tira umas horas de sono” antes de voltar para o ponto de táxi, pelas 23h. E nestas horas em casa, faz o que todo pai gostaria de fazer em situação normal: cuidar, dar atenção, banho, alimento e carinho. O detalhe é de que, seu único filho, um rapaz de 28 anos, não caminha mais e têm dificuldade de fala, consequência de um acidente ocorrido há mais de 10 anos. Desde lá, a esposa dedica sua vida ao filho, por isso seu Ernesto se desdobra em dois. Ao relatar sua vida como se me concedesse uma entrevista, este senhor judiado e com aparência de bem mais idade, não reclamou um único momento.

E pude perceber que ser açougueiro ou taxista, virar dia e noite para ganhar um salário maior, não é sacrifício algum. Não há cansaço que supere o amor e a saudade que o filho demonstra, em olhares e atitudes, toda noite quando o pai chega em casa. Seu Ernesto, talvez nunca mais nos veremos, mas tenha certeza que estes minutos ao teu lado foram significativos. Como pai, só reforcei a ideia de cada vez mais lutar para ver meus filhos bem. E quando estiver com eles, aproveitar e curtir estes momentos como se fossem únicos.


Indiferença

A campanha eleitoral de 2022 tem os contra e a favor de Lula e Bolsonaro. Mas nas conversas de bar, não se nota que, em menos de dois meses, teremos uma das mais importantes eleições da história do Brasil.


Alvo errado

O presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda acha que os adversários não estão nos palanques e sim nas sedes do Supremo e do Tribunal Superior Eleitoral. Essa disputa virou briga que não leva a nada. Recentemente ele xingou de “mentiroso” o ministro Luís Roberto Barroso. As brigas com o ministro Alexandre Moraes são eternas. Mas estes não concorrem. O adversário dele é Lula.


Erro

O ex-deputado Cezar Schirmer, da ala antiga do MDB, divulgou nota demonstrando indignação com as críticas de Eduardo Leite ao ex-governador José Ivo Sartori durante o debate da Band. Schirmer e Sartori foram contra a desistência do partido de ter candidato próprio.

 


Mais um

Toda semana aparece um novo candidato a deputado na região. Neste ritmo, até a eleição, serão uns 30.


Sem pedágio

Andei muito pelo meio-oeste catarinense nesta semana. Com rodovias em bom estado. E não encontrei um único pedágio.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais