Cenário de dificuldades internacional destaca potencial brasileiro para exportações

ECONOMIA

Cenário de dificuldades internacional destaca potencial brasileiro para exportações

“Chegou a hora de provar que somos o país do futuro”, diz o diretor da Four Importação e Exportação

Por

Atualizado segunda-feira,
15 de Agosto de 2022 às 12:49

Cenário de dificuldades internacional destaca potencial brasileiro para exportações
Marco Antônio Isse, diretor da Four Importação e Exportação (Foto: Henrique Pedersini)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O cenário de dificuldades em diversos países pelo mundo destaca o potencial brasileiro de exportações e o projeta internacionalmente. “Vamos provar que somos o país do futuro”, diz o diretor da Four Importação e Exportação, Marco Antônio Isse, em entrevista ao programa A Hora Bom Dia, Rádio A Hora 102.9. A partir da globalização, a troca de negócios entre os países maquiou o avanço do Brasil. Hoje, nos mercados europeus, os produtos brasileiros tomam cada vez mais espaço nas gôndolas dos mercados.

LEIA MAIS: Exportação de calçados e carnes alcança novos mercados

Outro ponto destacado por Isse é a inteligência do Brasil na gestão do conflito entre Russia e Ucrânia. Em especial, nas negociações realizadas logo no início, como de fertilizantes. “Acho que vamos colher estes frutos daqui para frente.” Ucrânica e Russia são países destaque em trigo e milho, com a queda da produção, a tendência é de que o Brasil se beneficie. O país passou a ser mais competitivo em termos de volume de exportação.

Desafio para consolidar setor

O maior desafio é o custo interno para exportar, com o trânsito rodoviário e portuário. “Precisamos investir em infraestrutura”, diz o diretor da Four. Outro entrave é a burocracia para importar e exportar. “O tempo para uma operação é muito grande. Há melhorado, mas estamos muitos atrás de outros países.” O tempo de trânsito China-Brasil alterou de 90 para 30 dias em 20 anos.

Cenário internacional x economia

Guerra na Ucrânica, inverno na Europa, seca nos Estados Unidos, Argentina com restrições econômicas em prazos de pagamentos e as eleições são algumas das variantes que podem afetar a economia brasileira no restante de 2022.

Ouça a entrevista na íntegra 


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

 

Acompanhe
nossas
redes sociais