Fecomércio projeta futuro do varejo gaúcho

NEGÓCIOS EM PAUTA

Fecomércio projeta futuro do varejo gaúcho

Entidade estadual disponibiliza laboratório de inovação aos empresários da região

Por

Fecomércio projeta futuro do varejo gaúcho
Lab Fecomércio tem capacidade para receber 250 pessoas simultaneamente. Crédito: Simone Rockenbach
Estado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Um grupo de 30 pessoas do Vale do Taquari integrou visita técnica à nova sede da Fecomércio-RS, em Porto Alegre. O encontro faz parte da estratégia da entidade estadual em fortalecer os laços com empresários do varejo do interior do Estado e com as entidades representativas do setor.

Localizada às margens da BR- 290, na entrada de Porto Alegre, a estrutura fica a um raio de 100 quilômetros de importantes regiões do RS, incluindo o Vale do Taquari. No local, os empresários podem ter acesso a um dos mais modernos laboratórios de inovação e conexão com startups do país, o Lab Fecomércio.

Com capacidade para receber até 250 pessoas simultaneamente, o Lab consiste em uma incubadora empresarial dedicada ao desenvolvimento de tecnologia para o comércio e serviços. A estrutura inclui co-working, salas de reunião, auditório para eventos, estúdio para foto, gravação e transmissão de áudio e vídeo, além de salas de webconferência.

O objetivo principal do Hub é conectar empresas e entidades com startups que apresentem soluções inovadoras para o varejo. Presidente do Sindilojas Vale do Taquari, Giraldo Sandri afirma que os empresários do Vale do Taquari devem estar atentos a oportunidade de utilizar a estrutura. “O Lab Fecomércio está disponível para quem tiver interesse.”

Além do presidente do Sindilojas, participaram da comitiva o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP), do presidente da Câmara da Indústria e Comércio (CDL), Aquiles Mallmann, o diretor Executivo da Agil, Cristiano Zanin, além de representantes do Sistema S e da imprensa. O grupo foi recebido pelo gerente de relações institucionais da Fecomércio-RS, André Sander.

Participação cidadã

Outro destaque da visita técnica foi a apresentação da plataforma Representa +. Consiste em um ambiente digital colaborativo e interativo, onde o empresário pode consultar, registrar opinião e atribuir grau de prioridade aos projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa.

O sistema disponibiliza mais de 200 projetos de lei, selecionados de acordo com os impactos no comércio de bens, serviços e turismo. O sistema está disponível para qualquer cidadão no endereço representa.fecomercio-rs.org.br.

“A atuação conjunta nos fortalece.”

Gerente de relações institucionais da Fecomércio-RS, André Sander é ex-presidente do Sindilojas Vale do Taquari

– Qual a importância de abrir as portas da Fecomércio-RS para os empresários e entidades do interior?

André Sander – A Fecomércio-RS é uma entidade representativa patronal, empresarial. Nós só conseguimos ser grandes e ter influência, inclusive na relação da gestão pública com as empresas, se formos reconhecidamente fortes em todo o Estado.

Buscamos gerar um entendimento de toda a categoria dos municípios, unir as forças empresariais. Essa entidade trabalha para todos os empresários e só conhecendo a dimensão e os propósitos da Fecomércio-RS para engajar os empresários nesse trabalho.

– Como a entidade percebe a relevância do Vale do Taquari?

Sander – O Vale do Taquari é uma região de muito valor e iniciativa, de inovação, com empresários expressivos e atuantes. A região é de extrema importância para a Fecomércio-RS, por isso que hoje temos um vice-presidente do Vale do Taquari, que é o Giraldo Sandri, presidente do Sindilojas-VT. O trabalho do Sindilojas é importante como representante da federação na região, tanto para levar quanto para trazer questões relevantes a serem discutidas. A atuação conjunta nos fortalece.

– Por que a entidade investiu na plataforma Representa+?

Sander – O Representa + é uma evolução. As questões do Legislativo primeiro eram discutidas somente no conselho. Depois, dentro dos sindicatos. Agora, com uso da tecnologia, temos uma plataforma para os empresários, independentemente de entidade, darem sua opinião.

É uma forma de chegar mais perto da base e ouvir opiniões e posicionamentos sobre os projetos que tramitam no Legislativo. Ainda estamos no início, mas na medida que os empresários compreenderem a importância do seu posicionamento, vamos enriquecer a discussão e dar suporte para muitos legisladores. A cada passo, evoluímos para chegar mais próximo.

Plataforma Representa+ foi apresentada no plenário da entidade estadual.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais