Manifesto contra o pedágio

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Manifesto contra o pedágio

Por

Atualizado sábado,
13 de Agosto de 2022 às 12:25

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC/VT) e o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) angariaram 3.651 assinaturas de pessoas que se declaram contrárias ao modelo de pedágio apresentado pelo governo do Estado. Outras 69 pessoas votaram a favor do processo.

É o resultado de uma consulta realizada por meio virtual, em menos de duas semanas, e cujo resultado deve ser apresentado ao governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB). Além da possibilidade de judicialização, o documento é mais uma derradeira tentativa de protelar o leilão que será aberto no dia 28 de agosto.

O manifesto aponta que 98,1% dos participantes são contrários à realização do edital neste momento. É um dado relevante, sim, mas não representa o sentimento real da população regional. Afinal, a consulta não tem o mesmo peso de uma pesquisa, já que o documento apresentado aos internautas se limitou aos pontos negativos da concessão, e sequer apresentou as propostas de obras e investimentos, algo básico para uma tomada de decisão.

Mesmo assim, são quase quatro mil CPF´s de 32 cidades da região que se manifestam publicamente contra o edital. E isso precisa ser observado pelo Estado.


Governador, frango e ciclovia

O governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) retorna ao Vale do Taquari na próxima semana. O chefe do Executivo estadual participa do evento de abertura da 4ª Teutofrangofest, na sexta-feira, em Teutônia.

No dia seguinte, ele estará presente no ato de assinatura da Ordem de Início das obras da ciclovia, na Linha São José, em Estrela.


Quatro dias para o LabiLá

O Laboratório de Inovação de Lajeado (LabiLá) será inaugurado em cinco dias. O governo municipal finaliza

Crédito: Mateus Souza

os pormenores no prédio localizado em frente à popular Praça do Chafariz (Praça Gaspar Silveira Martins), e muito próximo à sede da Associação Comercial e Industrial (Acil), no centro antigo da cidade.

O próximo passo é efetivar a intervenção urbana na via defronte o prédio. A intenção do Executivo é impedir o tráfego naquele pequeno trecho da Rua Marechal Deodoro, entre o entroncamento com a Silva Jardim e a Av. Benjamin Constant, e ocupar a espaço com equipamentos gastronômicos e de lazer destinados às pessoas.


Mais um candidato

Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Presidente do PL em Arroio do Meio, André Vianini é mais um candidato a deputado estadual no Vale do Taquari. Agora, a região já possui 17 postulantes a uma vaga na Assembleia Legislativa e outros seis ao congresso nacional.


TIRO CURTO

• O presidente Jair Bolsonaro (PL) participa de outro podcast paulista neste sábado. Após mais de 10 milhões de visualizações no “Flow”, o chefe da nação é o convidado do “Cara a Tapa”. A transmissão inicia às 10h30min.

• Na sexta-feira, o presidente da Federasul, Anderson Cardoso, palestrou na Cacis de Estrela. E ele falou sobre a possibilidade do governo estadual protelar a concessão das rodovias do Bloco 2 para o próximo ano. E poucos acreditaram.

• Um dos principais nomes do MDB, Osmar Terra declarou de forma indireta o voto em Onyx Lorenzoni (PL) para governador do Rio Grande do Sul.

• A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) ainda não se posicionou oficialmente sobre a provável ausência, nas próximas reuniões-almoço, de candidatos ao governo estadual que são alinhados à Esquerda. Nos bastidores, são muitos os empresários alinhados à Direita que criticam veemente o posicionamento da centenária entidade.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais