Governo protocola projeto na EGR para novas vias marginais em Lajeado

RUAS LATERAIS NA ERS-130

Governo protocola projeto na EGR para novas vias marginais em Lajeado

Proposta visa facilitar o acesso e a saída de veículos e melhorar o fluxo na rodovia, nas imediações dos acessos aos bairros Florestal e Montanha até o entroncamento com a BR-386

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Atualizado sábado,
13 de Agosto de 2022 às 09:03

Governo protocola projeto na EGR para novas vias marginais em Lajeado
Ruas laterais facilitariam deslocamentos de moradores sem necessidade de ingresso na rodovia. Crédito: Mateus Souza
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O governo municipal apresentou à Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) um projeto para implantação de novas vias marginais no trecho urbano da ERS-130. A proposta visa facilitar o acesso e a saída de veículos e melhorar o fluxo na rodovia, nas imediações dos acessos aos bairros Florestal e Montanha até o entroncamento com a BR-386.

A iniciativa de projetar ruas laterais foi uma iniciativa do vereador e engenheiro civil do setor de projetos do Executivo, Isidoro Fornari Neto (PP). Ele se reuniu com o presidente da estatal, Luiz Fernando Záchia na manhã desa quarta-feira, 10, em Porto Alegre. O encontro foi avaliado como positivo e o Executivo agora busca formas de viabilizar a obra.

Conforme Fornari, o investimento necessário para a construção das vias marginais seria de, aproximadamente R$ 6,5 milhões. Os recursos viriam da própria estatal. “Vamos buscar essa possibilidade. Desenvolvemos o projeto, protocolamos e agora e vamos tentar e incluir no plano de obras da EGR”, salienta.

As duas vias laterais teriam extensão de 1,3 mil metros, com 8 metros de largura cada uma. Ainda, o projeto inclui uma calçada de passeio nos dois sentidos. Hoje, pedestres que utilizam o trecho se arriscam em meio ao fluxo de veículos da rodovia.

Conflitos no trânsito

Fornari pontua que as vias marginais impedirão um conflito com o fluxo de veículos que estão em deslocamento pela rodovia estadual. Por exemplo, ao deixar as imediações da Estação Rodoviária, o motorista que deseja ingressar na Avenida dos 15 precisa obrigatoriamente entrar na ERS-130 e andar poucos metros.

“As pessoas que estão trabalhando no comércio de Lajeado tem que entrar na ERS, ou na BR, para fazer a interligação entre um local e outro. As vias marginais servem para isolar o fluxo da cidade do fluxo da rodovia. Ambos não precisam se misturar”, salienta.

A situação da Avenida dos 15, conforme Fornari, é complexa. Hoje, tem apenas uma pequena alça de entrada, que se mistura ao acostamento. Por isso, a via marginal se torna uma opção mais segura aos motoristas e pedestres. “O acesso é bem precário. Ela tem somente a entrada para a ERS”.

Obras na 130

Hoje, outro trecho da ERS-130 recebe obras de vias marginais, nas imediações do trevo da BRF até as proximidades do acesso à Estação Rodoviária. A empresa Giovanella executa os trabalhos, iniciados em janeiro e com previsão de término ainda para este ano.

Também está projetado um viaduto, que vai substituir a rotatória existente no entroncamento com a rua Carlos Spohr Filho, na ligação entre os bairros Moinhos e Moinhos D’Água. O local representa um dos maiores gargalos da mobilidade regional.

A obra, orçada em R$ 11,8 milhões, foi viabilizada graças a uma permuta aprovada ano passado na câmara de vereadores, em que o município de Lajeado incorporou o imóvel do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).


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