Exposição amplia tema de concurso literário e valoriza a história de Arroio do Meio

CULTURA

Exposição amplia tema de concurso literário e valoriza a história de Arroio do Meio

Mostra na Casa do Museu faz parte da 4ª edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural. Atividades integram a 18ª CulturArt

Por

Exposição amplia tema de concurso literário e valoriza a história de Arroio do Meio
Preparativos para a exposição iniciaram nessa semana, com a organização dos espaços no Museu Público Municipal. Crédito: Gabriel Santos
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Museu Público Municipal abre na próxima semana mais uma exposição temporária. A partir das 13h30min da próxima terça-feira, 16, entra em cartaz a mostra “Um passo no meu Espaço”. A exposição integra as atividades do 4º Dia Estadual do Patrimônio Histórico Cultural, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio Grande do Sul.

Conforme o coordenador da Casa do Museu, professor Sérgio Nunes Lopes, o objetivo da exposição é ampliar a temática do concurso literário. O desfecho é o lançamento de uma obra reunindo os textos produzidos pela comunidade em geral e pelos estudantes da rede municipal. Além dos textos, a exposição será composta por objetos que se relacionem com o tema ou com passagens de obras literárias de outras edições do concurso.

O certame literário está em fase de avaliação e seleção de textos. A secretaria de Educação projeta o lançamento para novembro deste ano, mês que marca o aniversário de emancipação de Arroio do Meio. Desde o início do concurso, em 1998, foram lançadas 13 obras.

Para Lopes, a exposição e o concurso põe em evidência os passos da espécie humana nos espaços contemporaneamente ocupados pelos grupos, que inspirados pela hidrografia local, nomearam a fração do território de “Arroio do Meio”. “A ideia é de narrar os espaços através de múltiplas linguagens a partir de conteúdo das mais diversas naturezas e intenções.

Na sala de exposição e na mostra que está em preparação, vislumbram-se passos concretos e metafóricos com os quais os grupos humanos deixam suas marcas nos espaços através dos tempos”, descreve.

CulturArte

As atividades culturais como a exposição na Casa do Museu integram o conjunto de programações que acontecem até 9 de setembro, a CulturArte, considerado o maior evento voltado ao setor no município. O lançamento ocorreu nessa semana, na Casa do Moinho.

Entre atividades relacionadas a programação, está o Encontro de Corais na Igreja Matriz, a 30ª Feira do Livro, na Praça Flores da Cunha de 5 a 9 de setembro, mostra pedagógica das escolas comunitárias de escolas municipais de ensino fundamental na sede da Associação Comercial e Industrial (Acisam), e show culturais.

A CulturArte envolve, além de entidades culturais, dez escolas comunitárias de educação infantil, 13 escolas de ensino fundamental, rede estadual e particular. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Casa do Museu e Núcleo Municipal de Cultura.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais