Da volta ao trabalho à rede de apoio: os desafios do aleitamento materno

NOSSOS FILHOS

Da volta ao trabalho à rede de apoio: os desafios do aleitamento materno

Acompanhar o processo da amamentação desde o início é fundamental para o auxílio dos pais nos momentos de dificuldades, aponta especialista. Mãe traz relato sobre sua experiência e também as diferenças com as duas filhas

Por

Da volta ao trabalho à rede de apoio: os desafios do aleitamento materno
Mariele e Borba (ambos à esquerda) foram os convidados da edição desta semana de “Nossos Filhos”. Crédito: Marcel Lovato
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A amamentação é uma das etapas mais importantes dentro do desenvolvimento do bebê. Também é benéfico para a saúde da própria mãe e na formação do vínculo. Contudo, existem desafios dentro deste processo, que envolvem desde a autoestima da mulher, o sentimento de culpa e a participação dos pais como um suporte importante à família.

Estas foram algumas das abordagens durante a edição dessa quinta-feira, 11, de “Nossos Filhos”, programa multiplataforma do Grupo A Hora apresentado pelo pediatra João Paulo Weiand. Participaram da conversa a administradora Mariele Niehues Gibbon e o médico psiquatra Bruno Borba.

Mãe da Laura, de oito anos, e da Lívia, de seis meses, Mariele teve dois períodos de amamentação completamente distintos. Com a filha mais velha, conseguiu ter maior dedicação. Servidora pública à época, tirou sete meses de licença maternidade.

“A Laura mamou até os dois anos e dois meses. Mas com a Lívia foi completamente diferente. Na segunda semana, eu já tinha reunião marcada na empresa. E a volta ao trabalho foi um pouco mais dificultosa. Você sempre acha que a segunda experiência será melhor que a primeira”, salienta.

Para conseguir conciliar a amamentação e os cuidados da filha, Mariele conta com o apoio do marido, Diogo. Com os demais familiares longe – ela é natural de Santa Catarina – viu uma rede de apoio se formou em torno dela dentro do ambiente de trabalho. O fato de residir próximo à empresa também auxilia.

“A dedicação exclusiva que tive com a Laura, não consegui com a Lívia. Isso te faz puxar aquela culpa. Se para e vai trabalhar, está errado. Se não vai ao trabalho, também. Nós mesmas nos julgamos. Mas é importante ter esse suporte, e o Diogo é um paizão”, frisa.

Diálogo e apoio

Borba, que também é pai, vive os diferentes lados da questão da amamentação. Seja na atuação profissional, de ouvir e aconselhar mães, seja em casa, na relação com a família. Para ele, o pai estar presente e, sobretudo, disposto a ouvir a mãe é fundamental no processo, para que ela se sinta confortável.

“O papel do pai é muito importante, e isso ainda é um tabu muito grande. Até nós sermos pais, achamos que amamentar é fácil e simples. Não é bem assim. E as mulheres muitas vezes não conseguem expressar que isso é difícil”, pontua.

Enquanto profissional, Borba recomenda o diálogo entre o casal como uma forma da mãe não se sentir culpada. “A parte emocional é tão importante quanto o sistema imunológico. E, além do conforto físico, nós temos essa função, de escutar ela, confortar com as escolhas, os sentimentos. E conversar”, sintetiza.

Outra forma de auxílio é o pai, desde o início, participar de orientações junto à esposa sobre amamentação. “Ela teve consultoras, que também me orientaram sobre como auxiliar. Seja na pega ou na melhor posição do bebê. Participei disso tudo. É uma maneira de construir a amamentação desde o início de uma forma saudável”.

Dedicação ao filho

Na conversa, João Paulo Weiand também orientou sobre a importância da dedicação desde cedo na criação dos filhos. Mesmo que não seja presente 24 horas por dia, aproveitar as horas em casa para fortalecer essa conexão.

“Pode ser no fim do dia, à tadinha. Deixem os problemas de fora, as culpas, as preocupações. Fortaleçam essa conexão com o filho. E também antes disso. No trabalho de parto, ou quando for para uma cesariana. Estar junto naquele momento, e na chamada hora de ouro, que é a amamentação na primeira hora de vida. O contato desde o nascimento é fundamental”.

 

 


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais