Começa um dos maiores amadores do estado

Futebol amador

Começa um dos maiores amadores do estado

Competição regional organizada pela Aslivata reúne cerca de 1,6 mil atletas em 56 times nas categorias aspirante, titular, veterano e série b

Por

Atualizado segunda-feira,
13 de Agosto de 2022 às 17:13

Começa um dos maiores amadores do estado
Primeira rodada terá 18 jogos nas categorias aspirante e titular. Tricampeões regionais, Brasil e Rui Barbosa buscam o tetracampeonato nesta edição. Abertura será em Boa Vista do Sul, no sábado - Foto: Luísa Huber
Estado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Uma das maiores competições de futebol amador do Rio Grande do Sul inicia neste sábado. Organizado pela Associação de Ligas do Vale do Taquari (Aslivata), o Campeonato Regional – Copa Certel/Sicredi integra 2 mil atletas e dirigentes. Eles representam 32 clubes, com 56 times nas quatro categorias – 18 na aspirante, 18 na titular, 7 no veterano e 13 na série B.

Na quinta-feira à noite, dezenas de dirigentes, atletas e admiradores do futebol amador participaram do lançamento da competição, em Lajeado. Durante o evento, o presidente da Aslivata, Volnei Kochhann, enalteceu a importância do certame para a integração das comunidades. “É um dos maiores campeonatos amadores do estado.”

Até dezembro, 248 partidas serão disputadas nas quatro categorias. Os times veteranos e série b entram em campo somente no dia 20 de agosto. Já aspirantes e titulares estreiam neste fim de semana, às 13h30min e às 15h30min, respectivamente.

Fórmula de disputa

Na categoria titular, os 18 times estão divididos em três chaves de seis equipes. Os 16 melhores passam para a fase eliminatória – o sistema será o mesmo no aspirante. Os jogos ocorrem à tarde. Os confrontos das oitavas de final serão em forma de ranqueamento. O primeiro colocado geral encara o 16º e assim por diante.

Os clubes com melhor campanha jogam por dois empates. Em caso de uma vitória e uma derrota, independente do saldo, o classificado será definido nas penalidades. Quem tiver a melhor disciplina leva o segundo jogo para casa.

Duas equipes buscam o tetra

No início da década de 1990, o EC Brasil, de Marques de Souza, fez história ao conquistar três campeonatos regionais consecutivos. A equipe estreia neste domingo em casa contra o Juventude, de Guaporé.

Com os títulos em 1994, 2005 e 2011, o Rui Barbosa, de Arroio do Meio, aposta no entrosamento dos atletas. Do grupo de jogadores vice-campeão municipal neste ano, mais da metade permaneceu para a disputa da competição. A equipe joga fora de casa neste domingo. Em Encantado enfrenta o Ouro Verde.

Jogadores renomados

Todos os anos, o Regional Aslivata atrai jogadores que tiveram passagem por grandes clubes no Brasil e até por Seleção Brasileira. Já atuaram na competição Iarley, Carlos Miguel, Tarcísio Flecha Negra, Fernando Miguel, André Döring, entre outros.

Nesta edição não será diferente. Entre os principais nomes divulgados estão os meias Eduardinho, com passagem marcante pelo Veranópolis, e Davi, que foi vice-campeão da Copa do Brasil com o Coritiba e construiu carreira no futebol chinês.

Outro grande nome é Felipe Silva. Atacante que teve passagem destacada por Náutico, Goiás e Atlético Goianiense. Fábio Rochemback é outro que deve atuar nessa edição. Jogador atuou no Barcelona e Seleção Brasileira.

Arbitragem federada

Outro destaque do Regional Aslivata fica por conta da arbitragem. Neste ano, muitos dos árbitros que estarão em campo são formados em cursos da Federação Gaúcha de Futebol e de Futsal. Entre eles está Jonathan Vivian.

Morador de Lajeado, possui o escudo CBF e trabalhou em diversas partidas de séries A, B e C. Quando não estiver trabalhando para uma entidade maior, apitará o Regional. Inclusive iria apitar o jogo entre Boavistense e Fluminense, porém foi escalado para o jogo da Série C entre São José x Altos, em Porto Alegre, neste sábado às 17h.

Vivian destaca que os treinamentos, instruções e experiência que recebem ao trabalhar em jogos profissionais agrega quando se vai para o amador. “Isso aumenta a expectativa de quem nos escala, equipes, torcidas e demais envolvidos, pela realização de um bom trabalho”, comenta.

Indagado se é mais difícil apitar amador ou profissional, o árbitro explica que depende muito da partida e da fase que o campeonato se encontra. “Já tiveram jogos no amador que achei mais difíceis do que alguns que apitei no profissional, principalmente pela cobrança dos atletas em campo.”

Transmissão

O Regional ganha outra dimensão em 2022. A prova disso fica por conta das transmissões. Antes, apenas os jogos decisivos eram filmados e repassados aos clubes. A partir deste ano, o Grupo A Hora inova e todo domingo, além da tradicional narração nas ondas do rádio, vai transmitir uma partida em live no Facebook do Grupo A Hora e no Youtube do A Hora Esportes.
Neste fim de semana, os jogos transmitidos são Boavistense x Fluminense, em Boa Vista do Sul, no sábado. No domingo será a vez de Brasil x Juventude, em Marques de Souza. O concentração inicia às 14h30min. A jornada esportiva às 15h15min.

Curiosidades

* Dos 18 participantes do último campeonato, dez permaneceram nesta edição. Entre os ausentes, o atual vice-campeão, Assespe (Venâncio Aires).

* Há probabilidade de o Vale do Taquari conhecer um novo campeão regional em 2022. Dos 22 detentores de títulos da Aslivata, apenas sete participam neste ano. Os tricampeões Rui Barbosa (Arroio do Meio) e Brasil (Marques de Souza); e os campeões Juventude (Westfália), 7 de Setembro (Capitão), Boavistense (Boa Vista do Sul), Forquetense (Arroio do Meio) e Canabarrense (Teutônia).

* Lajeado é o município com maior número de títulos no Regional (oito taças). Na sequência, aparecem Teutônia (seis), Arroio do Meio e Venâncio Aires (cinco).

* Gaúcho, de Teutônia, e Ser São Cristóvão, de Lajeado, são as equipes que mais chegaram à final. Foram cinco decisões cada. O Gaúcho conquistou três títulos. Já o São Cri venceu apenas a final de 1995.

* Juventude (Venâncio Aires) e Rui Barbosa (Arroio do Meio) chegaram à final quatro vezes. Esperança (Teutônia), Juventude (Westfália) e União Campestre (Lajeado) foram finalistas três vezes.

*Outra equipe que chegou a três decisões foi o Sete de Setembro (Arroio do Meio). A agremiação perdeu as decisões de 1987 (Gaúcho), 1993 (Brasil) e 2007 (União Carneiros). Neste ano não participa da competição.

* Quatro equipes são tricampeãs da Aslivata. É o caso do Gaúcho (Teutônia), Rui Barbosa (Arroio do Meio), União Campestre (Lajeado) e Brasil (Marques de Souza). O Brasil foi o único a conseguir os três títulos seguidos (1991, 1992 e 1993).

*Arroio do Meio, Lajeado e Teutônia foram as cidades que mais vezes tiveram representantes na final. Lajeado esteve em 11 decisões. Arroio do Meio e Teutônia, em nove

* Somente em quatro competições dois clubes da mesma cidade decidiram a taça. Em 1995, São Cristóvão ganhou do Olarias. Em 2008, o União Campestre conquistou a taça sobre o Ser São Cristóvão. Em 2010, o Santo André venceu o União Carneiros na decisão. Em 2017, Flor de Maio derrotou o Palanque na decisão entre times de Venâncio Aires.

*Se nos titulares, o Brasil, de Marques de Souza conquistou três títulos consecutivos. No aspirante o maior campeão é o Ser São Cristóvão. Quatro, das cinco taças, foram conquistadas de forma seguida, nos anos de 2007, 2008, 2009 e 2010. O outro troféu foi em 2018. Ou seja, todas as finais em que chegou, conquistou.

*Em 2022, apenas dois, dos dez campeões, disputam o título aspirante. Estudiantes (Lajeado) e Rui Barbosa (Arroio do Meio).

Números

  • 32 clubes
  • 56 times
  • Quatro categorias (titular, aspirante, veterano e série B)
  • 2 mil jogadores e dirigentes
  • 120 árbitros
  • 10 mil pessoas (previsão de público por rodada)

Primeira rodada – Série A

Sábado – dia 13
Boa Vista do Sul – Boavistense x Fluminense

Domingo – dia 14
Westfália – Juventude x Taquariense
Encantado – Ouro Verde x Rui Barbosa
Cruzeiro do Sul – São Rafael x Estudiantes
Soledade – Missões x Fortes e Livres
Imigrante – Ecas x Forquetense
Teutônia – Canabarrense x 7 de Setembro
Marques de Souza – Brasil x EC Juventude (Guaporé)
Venâncio Aires – Palanque x Minuano

Acompanhe
nossas
redes sociais