Sindicato promove evento regional  e homenageia trabalhadoras rurais

ARROIO DO MEIO

Sindicato promove evento regional e homenageia trabalhadoras rurais

Programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher contou com apresentações, música e palestras motivacionais

Por

Sindicato promove evento regional  e homenageia trabalhadoras rurais
Centenas de mulheres participaram do encontro no CTG Querência do Arroio do Meio. Crédito: Gabriel Santos
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Mulheres ligadas ao setor rural nos municípios de Arroio do Meio, Travesseiro e Capitão estiveram reunidas na tarde de ontem, 11, no um encontro regional que discutiu o direitos conquistados pela classe. Intitulado Encontro das Margaridas, o evento ocorreu no CTG Querência do Arroio do Meio.

Toda programação foi organizada pelo Movimento de Mulheres (MMTR), grupo ligado ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O evento marcou também a comemoração do Dia Internacional da Mulher, pois o evento tradicional de março, não foi realizado em virtude dos elevados casos da covid-19.

A programação contou com palestras motivacionais com a extensionista da Emater/RS-Ascar Regional, Elisângela Teixeira, apresentação dos irmãos Guilherme e Renata Garcia de Pouso Novo e a fala com o Carlos Menta Giasson que falou sobre o salário mínimo e a importância dele para a sociedade.

Para a coordenadora do MMTR e agricultora do distrito de Forqueta, Marlene Berwanger Grassi, o encontro é realizado desde a década de 80, quando as mulheres passaram a reivindicar direitos iguais e criar movimentos. “O encontro foi uma forma de reunir o público feminino e resgatar a história de conquistas”.

Já a data escolhida, foi alusiva ao Dia das Margaridas celebrado em todo o Brasil em 12 de agosto como forma de lembrar a luta de Margarida Alves, agricultora, líder sindical de Alagoa Grande na Paraíba, assassinada em 1983.

Marlene cita que graças aos movimentos e reivindicações, muitas pessoas no meio rural conquistaram os direitos como a aposentadoria, emissão de talões de produtores, ampliação de atendimentos na área médica seja clínica geral como em especialidades e o transporte escolar aos mais jovens para o Ensino Médio e Superior. O Encontro da Margaridas também contou com o apoio da Emater/RS-Ascar, STR e Fetag-RS.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais