Laboratório da inovação abre as portas na próxima terça em Lajeado

LABILÁ

Laboratório da inovação abre as portas na próxima terça em Lajeado

Novo espaço do Executivo municipal fica nas proximidades da Praça do Chafariz. Escritório do Pacto pela Paz já atua no local. No mesmo dia, será lançado o projeto Cidade Empreendedora

Por

Atualizado sexta-feira,
12 de Agosto de 2022 às 10:13

Laboratório da inovação abre as portas na próxima terça em Lajeado
Crédito: Mateus Souza
Lajeado

Espaço criado para promover e testar novas ideias no âmbito da gestão municipal, o Laboratório de Inovação de Lajeado (LabiLá) será inaugurado na próxima terça-feira, 16, às 13h30min. No mesmo dia, será lançado o projeto “Cidade Empreendedora”, desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS).

O laboratório fica em um prédio alugado na rua Marechal Deodoro, na frente a Praça do Chafariz, local conhecido como Centro Histórico da cidade. Apesar de ainda não estar pronto, o espaço já abriga serviços importantes da administração, como o escritório do programa Pacto Lajeado pela Paz.

O local também sedia encontros do Pro_Move Lajeado, visitas de comitivas de outros municípios que buscam conhecer os projetos de inovação da cidade e também reuniões que envolvem ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag).

Segundo a coordenadora de Inovação e Projetos Sociais do município, Mariela Portz, o prédio é utilizado desde que a reforma estrutural foi concluída, ainda no primeiro semestre. “Fazemos reuniões, apresentações e recebemos comitivas. É um espaço 4.0, para estimular a cultura da inovação”, destaca.

Valorização do Centro Histórico

Segundo Mariela, para o LabiLá operar 100%, ainda restam os móveis oficiais do espaço, que devem chegar até o começo da próxima semana. Nos últimos dias, a fachada também recebeu os últimos ajustes, com a colocação da placa que identifica o laboratório.

“Enquanto não recebemos o mobiliário, usamos móveis emprestados pela Unimed. Mas as reuniões ocorrem lá. O resto está tudo pronto”, comenta. Mariela lembra que o LabiLá acompanha outras ações voltadas a valorização do Centro Histórico.

Uma das iniciativas previstas será o fechamento da quadra onde está o LabiLá para exploração comercial. “Hoje, quase não se passa carro ali, pois precisam fazer o retorno no chafariz. A ideia é ambientar a rua, conceder a um terceiro e colocar um café”, revela. O município também estuda levar uma secretaria municipal nas imediações do LabiLá.


LabiLá

– Espaço criado para promover inovação, cocriação e testagem de novas ideias no âmbito da gestão municipal;
– O foco do LabiLá é apresentar melhorias ao cidadão e qualificação dos serviços prestados pela administração pública;

– O galpão onde está instalado o LabiLá é um espaço de 395 metros quadrados, com pátio aberto de 327 metros quadrados;

– No imóvel, haverá espaço de oficinas, salas de reuniões, zonas criativas, estações de trabalho, banheiros, espaços multiuso e de descanso.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais