Entre os melhores do Brasil

Ciclismo

Entre os melhores do Brasil

Joel da Silva representará o Vale do Taquari no Campeonato Brasileiro de XCO

Por

Atualizado sexta-feira,
12 de Agosto de 2022 às 09:09

Entre os melhores do Brasil
Há dois anos compete nas provas pelo RS e Brasil. Entre as principais que disputou cita o Brasileiro de XCO, no ano passado, em São Paulo. - Foto: Divulgação
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Vale do Taquari estará representado no Campeonato Brasileiro de XCO, em Minas Gerais, em Outubro. Para disputar a competição, Joel da Silva, 32, morador de Conventos, Lajeado, está promovendo ações para arrecadar fundos.

Silva iniciou no MTB faz quatro anos como deslocamento de casa ao trabalho. As idas e vindas fez com que começasse a andar nos fins de semana também. “Me encontrei na modalidade, pois me ajudou muito na minha vida, me tirou das perdições.”

Há dois compete nas provas pelo RS e Brasil. Entre as principais que disputou cita o Brasileiro de XCO, no ano passado, em São Paulo. “Competi contra os melhores atletas do Brasil, onde pude adquirir muita experiência. Foi um desafio enorme correr com eles.”

Para Silva, a competição foi bastante difícil, pois a pista era muito técnica. Além disso, teve que lidar com o nervosismo e ansiedade. “No fim consegui entregar tudo o que precisava e tive uma boa colocação.” O atleta terminou em 23º entre 43 pilotos que tinha na categoria.

Neste ano, o atleta disputará novamente o Brasileiro. A prova será em Minas Gerais, no dia 9 de outubro. “Venho me preparando muito para a prova.”

Porém para participar, o atleta necessita de R$ 3,5 mil. O valor custeia inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação. Para isso, está fazendo uma ação entre amigos. Interessados em colaborar podem entrar em contato no 9 8941-9665.

Saiba mais

O MTB é dividido em duas categorias. XCM e XCO. Na categoria XCM, os terrenos são uma mescla de terra, trilhas e asfalto. É importante saber que as maratonas do Mountain Bike XCM variam entre 20 e 40 quilômetros. Já o XCO é uma modalidade mais radical e varia entre 6 e 20 quilômetros em forma de circuitos. O terreno do XCO é acidentado e os trechos possuem muitos declives.

Acompanhe
nossas
redes sociais