Vereadores de Encantado denunciam situação precária da rua Coronel Sobral

Más condições

Vereadores de Encantado denunciam situação precária da rua Coronel Sobral

Trecho faz ligação com a Rota do Desenvolvimento, que recebe diariamente grande fluxo de veículos pesados. Quantidade de buracos na via foi alvo críticas na sessão de segunda-feira

Por

Atualizado quinta-feira,
11 de Agosto de 2022 às 11:47

Vereadores de Encantado denunciam situação precária da rua Coronel Sobral
Veículos precisam desviar de buracos. Executivo contrata técnicos para analisar material utilizado no capeamento. Crédito: Juliana Pisoni
Encantado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Quem passa pela rua Coronel Sobral, que liga os bairros Santa Clara e Nossa Senhora Aparecida, precisa desviar dos buracos, independente do lado da pista que o motorista escolher trafegar. As más condições do capeamento asfáltico executado ainda em 2019 foi alvo de críticas de vereadores na noite de segunda-feira, 8, durante sessão ordinária.

A empresa Concreprata, de Nova Prata, foi a vencedora da licitação e a responsável por executar a obra. Na época, os recursos investidos foram provenientes de emendas, com contrapartida do município. O assunto repercutiu na Legislativo, após reclamação de moradores e empresários da região.

O trecho liga a rua Coronel Sobral à Rota do Desenvolvimento, que foi criada em 2017, com o objetivo de desafogar o trânsito no Centro da cidade e propor uma alternativa aos veículos de grande porte que atendem empresas do município. Durante manifestação o vereador, Marino Deves (PP), disse que a ideia inicial era beneficiar a comunidade com uma rua de escoamento da produção. Entretanto, não obteve êxito.

“É lamentável o estado dessa obra, completamente esburacada e sem nenhuma segurança. É um recurso mal investido, uma obra mal planejada e mal executada, onde certamente não houve fiscalização do Legislativo e nem do Executivo”, pontuou. Ele também questionou a qualidade do material utilizado para o capeamento asfáltico e disse que é preciso notificar a empresa responsável.

O líder de governo, vereador Joel Bottoni (PSDB), destaca já ter solicitado ao prefeito Jonas Calvi uma atenção especial referente à rua. Ele frisa também que o Executivo possui uma garantia de cinco anos com a empresa contratada e que a mesma já foi notificada diversas vezes. Entretanto, ela culpa o município pelas más condições da obra, já que foi responsável por colocar a camada base.

“A administração municipal já contratou dois técnicos que fizeram a captação do material e levaram para análise em laboratório. O objetivo é ver se de fato o asfalto foi realizado dentro do padrão exigido”, explica Bottoni.

Por outro lado, ele entende que, com o grande fluxo de caminhões no local, a tendência é que a situação se agrave. “Independente de quem for a culpa, nós precisamos solucionar o problema para que as pessoas possam transitar naquela via com mais segurança”, concluiu.

Conforme o setor de planejamento de Encantado, o material utilizado na pavimentação asfáltica foi encaminhado para o laboratório da Univates. Agora, a administração municipal aguarda o resultado do laudo para decidir qual providência tomar em relação à via.

Projetos aprovados

Durante sessão ordinária, dois projetos de lei de indicação do Executivo foram aprovados por unanimidade. Um deles autoriza o governo a abrir crédito suplementar no valor de R$ 310 mil. O recurso será destinado a Secretaria de Obras, que investirá na manutenção de serviços de limpeza pública e também na aquisição de carroceria para um caminhão recebido da Receita Federal.

O outro autoriza a administração municipal a abrir crédito especial no valor de R$ 120 mil, que contribuirá para ampliação do fluxo financeiro da Secretaria de Educação.

O investimento será aplicado na finalização na obra e compra de mobiliário da nova Escola de Educação Infantil Porto Quinze e vai contribuir para estruturação e ampliação de alguns espaços esportivos públicos, os quais são utilizados pela comunidade em geral.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais