“Negligência e maus tratos na infância podem causar ansiedade e depressão”, diz neurocientista

Seminário de Pais

“Negligência e maus tratos na infância podem causar ansiedade e depressão”, diz neurocientista

Guilherme Nogueira palestra no Ceat sobre a contribuição da neurociência para a educação em 16 de agosto

Por

Atualizado quinta-feira,
11 de Agosto de 2022 às 13:58

“Negligência e maus tratos na infância podem causar ansiedade e depressão”, diz neurocientista
Guilherme Nogueira, doutor em neurociência do envelhecimento (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) de Lajeado promove palestra sobre a contribuição da neurociência para a educação. O evento ocorre na próxima terça-feira, 16, às 19h, no teatro da instituição de ensino. Intitulado de Seminário de Pais, o encontro é uma oportunidade de formação para as famílias. O doutor em neurociência do envelhecimento Guilherme Nogueira ministrará a capacitação sob o tema: “O cérebro dos nossos filhos: contribuições da neurociência para a educação.”

LEIA MAIS: “Trajetória do colégio mostra importância das línguas estrangeiras”, diz diretor do Ceat 

Em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, ele explica que a aprendizagem ocorre entre a relação do organismo, cérebro e ambiente. “É um processo complexo que se estabelece no cérebro e envolve uma trama de relações internas. Como o cérebro se adapta às exigências e aos estímulos que o meio nos dá.”

Conforme Nogueira, esta relação não diz respeitos só ao aprendizado educacional, mas como o cérebro organiza e disciplina este aprendizado para colocar isto como resposta comportamental na convivência de uma vida em sociedade. “A gente tem visto ao longo dos estudos em neurociência que a primeira etapa do desenvolvimento da criança é crucial para o alicerçamento para o comportamento afetivo-emocional.”

Uma criança com bom aporte emocional, de recurso de cuidado, atenção e carinho, deve desenvolver os aspectos cognitivos mais complexos como pensar, planejar e memorizar de maneira facilitada e bem organizada. Por outro lado, a negligência e os maus tratos na infância, por exemplo, aumentam a probabilidade de déficit de atenção, e de transtornos como ansiedade e depressão.

Ouça a entrevista na íntegra


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais