Polar: 1972 X 2002

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Polar: 1972 X 2002

Por

Vale do Taquari

Há 50 anos, na década de 1970, a Polar era destaque nos jornais regionais, “A Polar produz no Rio Grande a cerveja que o Brasil consome”.

Trinta anos mais tarde, em 2002, veiculava uma coluna opinativa no Jornal O Informativo. “Com profundo pesar, infelizmente precisamos reconhecer definitivamente que os dias da nossa Polar estão contados”.

Do apogeu ao declínio, apenas trinta anos separam essas realidades completamente antagônicas da histórica cervejaria.

Caminhão da Polar na década de 1970. Acervo Airton Engster


Nascia o PPS no Vale

Há 20 anos, o Partido Popular Socialista (PPS) era criado na região, em Arroio do Meio. Fundado por um grupo de sete pessoas, tinha como presidente Joner Kern. Hoje, o partido é chamado de Cidadania.


Rádio portátil Sanyo. Na época, custava R$31,50, Crédito: Divulgação


Enquanto isso…

Descoberta de petróleo – Há 20 anos, a Petrobrás anunciava sua maior descoberta de petróleo desde 1996. O reservatório encontrado ficava na bacia de Campos, no litoral sul do Espírito Santo. Conforme a Folha de São Paulo, a reserva era estimada em mais de 600 milhões de barris de petróleo.


Hoje é Dia Internacional da Preguiça e Dia Mundial do Leão

Santo do dia: São Lourenço


HÁ 50 ANOS

Três décadas do Cônego Jerônimo Braun

Jerônimo Braun foi ordenado sacerdote em 10 de agosto de 1937, em São Leopoldo. Natural de Estrela, em 1972, há 50 anos, ele completava 35 anos de serviços religiosos na cidade. Braun trabalhou por muito tempo como capelão no Hospital Estrela.

Conforme o Jornal Nova Geração da época, o Cônego Braun foi fundamental para a construção do Ginásio Cristo Rei e da Escola Rural Estrela da Manhã. Braun faleceu após 45 anos de atuação comunitária, aos 72 anos, em 1982.

Braun foi um dos principais líderes à frente da construção do Estrela da Manhã, hoje IEEEM. Crédito: Acervo IEEEM


Jogos de Inverno encerrados

Há 50 anos, os V Jogos de Inverno de Estrela terminavam. Promovidos pela Soges, envolviam quatro equipes que disputavam entre si. Na classificação geral, a equipe Azul saia vitoriosa, seguida pela Rubra (2º), Ouro (3º) e Branco (4º). Nas modalidades, os resultados e os campeões eram os seguintes:

Futebol-de-salão

Vencedor: equipe Rubra, com Edilar Schnorr, Luiz Carlos Matte (Daio), Egon Lagemann (Choco), Edelmar Diehl, Flávio Hauschild, Ademir Piccinini, Pedro Müller e Flávio da Silva.

Basquete e Voleibol masculino

Vencedor: equipe Azul, com Antonio Rücker, Bertrand Schwaambach, Rui Rücker, Clóvis Schwertner, José Augusto Horn, Dejair Dutra e Jorge Ruschel.

Voleibol feminino

Vencedor: equipe Rubra, com Elaine Hauschild, Rosenaila Spelmeier, Mauren Fischer, Rosane Moraes, Ligia Arenhart, Rejane Quevedo e Denise Dierdrich;


Enquanto isso…

Crise no Corinthians – Depois de dois dias de crise interna, o então presidente do Sport Club Corinthians, Miguel Martinez, renunciava ao cargo. Na época, o clube paulista tinha mais de sete milhões de cruzeiros em dívidas.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais