Pesquisas, confiar ou não?

Opinião

Fabiano Conte

Fabiano Conte

Jornalista e Radialista

Pesquisas, confiar ou não?

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Se você disser que acredita nas pesquisas eleitorais, estará bem acompanhado, pois muita gente pensa assim. Mas se afirmar que não confia nelas, também terá ao seu lado expressivo número de pessoas que defendem a mesma opinião.

Geralmente, quando o resultado do levantamento beneficia o candidato da preferência, a tendência é a de que ele concorde com os dados. Ao contrário, está equivocada. Levantamentos recentes, da maioria das pesquisas nacionais, apontam liderança do ex-presidente Lula, o que faz com que aliados de Bolsonaro contestam os resultados e se apegam ao apoio que o presidente recebe nas ruas, em eventos de massa.

Especialistas defendem que a pesquisa é o retrato do momento. Penso da mesma forma, mas sempre com um pontinho de desconfiança sobre o resultado final.

Resultados diferentes

Em 2018, nenhum levantamento eleitoral conseguiu prever o resultado do primeiro turno das eleições presidenciais. Todas as pesquisas do primeiro turno erraram o resultado. Jair Bolsonaro fez 46,03% dos votos totais e as pesquisas apontavam 36%. O Ibope acabou fechando as portas depois.

Certas

Pesquisas publicadas pelo Grupo A Hora na eleição municipal de 2020 foram assertivas. E as recentes, desta eleição, são a fotografia da realidade local. Resta saber se confirmarão os números até o dia da votação. O eleitor pode mudar seu posicionamento a qualquer momento e alterar o cenário dos números.


E a carta?

A Carta pela Democracia, escrita pela Fiesp e USP, deveria ser louvável não fosse o período de seu lançamento, às vésperas de uma eleição e com claro sinal de ser contra o atual presidente.


Prometa o que pode cumprir

O primeiro mandamento dos candidatos deveria ser não prometer nada, que não se possa cumprir. Vale para todos os níveis e para todos os cargos.


Chatice

O que me cansa e é muito chato é ver pessoas em grupos de WhatsApp brigando entre si mesmo tendo objetivos e candidato em comum.


Enquanto aqui

O 5G chegou ao Brasil. Enquanto isto, em algumas cidades do Vale do Taquari, acesso ao sinal de celular apenas se estiver em cima de uma árvore ou no cume de uma montanha.


Deu pra entender

Declaração do presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal de que o tempo do alimento barato chegou ao fim não precisa nem explicar, deu para entender bem. Os preços dispararam feito mísseis e agora tendem a estabilizar.


Foco

É clara a prioridade dos candidatos a presidente: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul somam 53,7% do eleitorado brasileiro. Irão focar estes estados.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais