Empresa do Vale integra Pacto Global da ONU

REFERÊNCIA SUSTENTÁVEL

Empresa do Vale integra Pacto Global da ONU

Fontana S.A. de Encantado recebeu certificação de organização que contribui para o enfrentamento dos desafios da sociedade

Por

Atualizado quarta-feira,
10 de Agosto de 2022 às 13:02

Empresa do Vale integra Pacto Global da ONU
Bruna Angela Dadalt e Daiane Angela Nichel em entrevista ao programa Frente e Verso (Foto: Rodrigo Gallas)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Fabricante de produtos de higiene e limpeza, cosméticos e oleoquímicos com sede em Encantado, a Fontana S.A. foi aprovada no programa Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora, 102.9, a engenheira ambiental Bruna Angela Dadalt e a especialista em gestão da qualidade, Daiane Angela Nichel detalham os trâmites para o aceite no pacto.

LEIA TAMBÉM: Apomedil rompe fronteiras e consolida marca no interior do RS

Desde 2014 a Fontana, empresa com 87 anos, faz certificações de responsabilidade social. Neste ano, projetou-se dar um passo adiante. As diretrizes do Pacto Global batiam com os princípios da Fontana. Por isso, foi enviada uma carta ao secretário-geral da ONU, António Guterres, em março. No mês de julho a empresa recebeu a devolutiva com a aceitação.

A certificação deve conduzir a empresa a cumprir critérios ainda mais rigorosos nas relações comerciais com seus clientes e fornecedores, mas principalmente nos cuidados interpessoais, de cidadania, de respeito e proteção ao meio ambiente, no combate à corrupção, entre outras áreas que englobam os princípios. Entre as ações em desenvolvimento estão a modernização do sistema de tratamento de afluentes, criação de um plano de área degradada e capacitação de funcionários no combate à corrupção. Conforme as entrevistadas, as ações se justificam pois trazem competitividade e longevidade aos negócios.

Lançado em 2000, o programa visa alinhar as estratégias e operações das empresas participantes a dez princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. Também provoca as organizações privadas a desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil participantes em 160 países.

Ouça a entrevista na íntegra


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais