Vereadores criticam restrição da Acil a candidatos de esquerda

CÂMARA DE LAJEADO

Vereadores criticam restrição da Acil a candidatos de esquerda

Associação anunciou que apenas postulantes ao Piratini alinhados com seus propósitos serão chamados para reuniões-almoço

Por

Atualizado terça-feira,
09 de Agosto de 2022 às 21:45

Vereadores criticam restrição da Acil a candidatos de esquerda
Foto: Reprodução/Facebook
Lajeado

A decisão da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) de não convidar candidatos a governador ligados à esquerda e desalinhados com os propósitos do grupo para as reuniões-almoço  repercutiu na câmara. Na sessão dessa terça-feira, 9, ao menos três parlamentares de siglas distintas fizeram críticas ao posicionamento.

Para Márcio Dal Cin (PSDB), a posição “é lamentável”, “vergonhosa”, e precisa ser reconsiderada. O parlamentar declarou, ainda, que a ideia não teria partido da presidente da Acil, Graciela Black, mas de pessoas próximas. “Não se pode existir esse tipo de preconceito em pleno 2022”, afirmou.

O emedebista Carlos Eduardo Ranzi (MDB) destacou “ser conveniente que todo mundo seja ouvido”, pois todas as ideias precisam ser apresentadas. Em sua justificativa, o vereador fez referência aos momentos nos quais a Acil aciona o Legislativo. “Quando a entidade pede ajuda, não dirige apenas ao partido a ou b, mas a todas as bancadas”, declarou.

Sérgio Kniphoff (PT) defendeu o diálogo e o respeito aos diferentes pontos de vista, em nome da democracia. Logo, projetos de governo merecem ser mostrados, independente da ideologia do autor. Sem citar nomes, criticou candidatos a deputado que elogiaram a iniciativa da Acil.

Projetos aprovados

Em relação às matérias, apenas três receberam sinal verde. Uma delas trata de uma correção na redação do projeto que autoriza o Executivo a permutar imóvel com a Acvat. Placar de 12 a 3. Também foi aprovada a inclusão de atividades no Calendário de Eventos de Lajeado no decorrer do segundo semestre, como a 16° Feira do Livro realizada entre os dias 17 e 21 deste mês, na Praça da Matriz.

De autoria de Marquinhos Schefer (MDB), o terceiro trata da troca da denominação da Rua C11, no loteamento Monte Santo, Bairro São Bento, para Rua Beno Lottermann. Falecido em 2018, Beno foi líder comunitário e sócio fundador da Capela Santo André, a qual ajudou a construir em fins de semana.

Em relação aos requerimentos, os parlamentares concordaram com o envio de ofício de anteprojeto de lei ao Executivo para instituir uma campanha permanente de arrecadação de tampinhas de garrafas pet nas escolas públicas e privadas. O material seria destinado para entidades assistenciais. Ideia de Ana Rita de Azambuja (MDB).

O segundo, de autoria de Lorival Silveira (PP), trata da necessidade de colocação de um semáforo no cruzamento da Avenida Benjamin Constant com a Rua Oswaldo Ely, no Bairro Montanha. Um grave acidente foi registrado na região no último domingo, 6.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais