Trem dos Vales fomenta negócios locais e consolida potencial turístico da região

Turismo

Trem dos Vales fomenta negócios locais e consolida potencial turístico da região

Primeiros passeios da quarta edição reuniram mais de 2 mil passageiros. Cerca de 70% dos visitantes são de fora do Vale

Por

Trem dos Vales fomenta negócios locais e consolida potencial turístico da região
Primeiros passeios reforçaram potencial do empreendimento. Líderes trabalham para torná-lo permanente. Crédito: Eduardo Dornelles
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Mais de duas mil pessoas participaram do passeio inaugural da 4ª edição do Trem dos Vales. O atrativo turístico, que contempla os municípios de Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa e Muçum, promoveu quatro viagens neste fim de semana, tendo todos os bilhetes comercializados.

Neste ano serão 60 passeios que ocorrem em datas específicas nos meses de agosto, setembro e outubro. Cada ingresso custa R$ 148 por pessoa. Em contrapartida, a atração promete encantar e cativar os visitantes com belezas naturais, 23 túneis e 15 viadutos.

O prefeito de Muçum, Mateus Trojan, avalia o passeio inaugural como positivo. “Estávamos angustiados com o lançamento, pois haviam obras na estação férrea tanto na estrada de acesso, como na iluminação, cobertura e melhorias internas. Mas conseguimos deixar tudo pronto a tempo e atender a todos com segurança. Tivemos um número de participantes bem significativo”, comemora.
O evento contou com a presença do governador Ranolfo Vieira Júnior e dos secretários estaduais de Turismo, Rafael Ayub, e de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Rafael Mallmann.

“Aproveitamos a vinda deles para alinhar algumas tratativas e reforçar a estratégia de tornar o Trem dos Vales um atrativo turístico definitivo para 2023. Para este ano temos quase todos os bilhetes vendidos. Acredito que teremos lotação máxima em todos os passeios”, observa o coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana.

Ele reforça que os empresários ainda podem entrar em contato com as agências e cadastrar seu estabelecimento nos roteiros turísticos, como forma de atrair novos visitantes.

Fomento à economia

Fontana define o passeio inaugural como sucesso e pontua a importância do atrativo turístico para a economia local e regional. “É uma atividade que traz excursões de fora da região e faz com que o turista permaneça por mais dias no Vale. Teve um pessoal de Pelotas que visitou Muçum, Guaporé, Vespasiano Corrêa, Dois Lajeado, Encantado e Estrela em um único fim de semana. Isso movimenta restaurantes, hotelaria e empreendimentos”, reforça.

Segundo Fontana, 70% dos visitantes são de fora, o que inclui estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Amapá. Parte destes turistas se hospedaram no Hotel Marchetti, o único de Muçum, há 30 anos em funcionamento.

“Quando tem o passeio do Trem dos Vales é lotação máxima aqui no hotel. Outros pontos turísticos que atraem os turistas são o V13 e o Cristo Protetor. Ter estes atrativos no Vale é muito importante, pois traz pessoas de fora e faz a economia girar”, frisa o proprietário Tiago Marchetti.

Na estação férrea, 13 comerciantes locais também expõem seus produtos. “O objetivo de propor este espaço é de que os visitantes levem um pouco de Muçum para a cidade deles”, explica Trojan.

Investimentos para o novo trevo

Durante a agenda em Muçum, o governador também visitou obras que estão em andamento na cidade e que são executadas em parceria com o governo estadual. Antes de fazer o passeio de trem, Ranolfo anunciou mais R$ 4,5 milhões que serão investidos no trevo de acesso ao bairro José Marcolin.

“Ficamos impactados com o anúncio, pois é uma obra bem onerosa e que pleiteamos junto à Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) desde o ano passado”, revela Trojan. De acordo com ele, para desenvolver o projeto foram feitas diversas audiências com a presença de engenheiros e técnicos da EGR, que propuseram alterações e melhorias.

“Ainda estamos buscando informações a respeito deste investimento, mas estamos muito felizes com essa conquista histórica e que vai beneficiar muitas famílias”,

Saiba mais

Nesta edição são duas opções de horários: uma com saída de Guaporé, às 9h, e a outra de Muçum, às 14h. No mês de agosto os passeios ocorrem nos dias 13, 14, 20, 21, 27 e 28. Em setembro, nos dias 3, 4, 7, 9, 10, 11, 17, 18, 20, 24, 25 e 30. Já em outubro, estão agendados para os dias 1º, 7, 8, 9, 12, 15, 16, 22, 23 e 29. Ingressos podem ser adquiridos pelo site tremdosvales.com.br ou pelo telefone/whats (47) 3307-9977.

Dados:

  • 60 passeios de 2h30min cada
  • 90% dos ingressos já foram vendidos
  • 70% dos visitantes são de fora, o que inclui outros estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Amapá.

Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais