Segurança das urnas eletrônicas pauta palestra

NO TEATRO UNIVATES

Segurança das urnas eletrônicas pauta palestra

Servidor do TRE-RS e especialista na área, Luís Fernando Schauren será o ministrante. Atividade ocorre hoje, em dois horários diferentes. Inscrições são gratuitas

Por

Segurança das urnas eletrônicas pauta palestra
Urna eletrônica é utilizada em eleições no país desde 1996 e passa por auditorias constantes. Crédito: Mateus Souza
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Univates será palco de uma palestra sobre a segurança e a transparência do voto eletrônico no país. A atividade ocorre hoje, 9, em parceria com o Cartório da 29ª Zona Eleitoral, e terá a participação de um representante do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), que vai abordar a temática.

Para abranger um maior público, a palestra será ministrada em dois horários diferentes: às 15h30min e às 19h15min, no Teatro Univates. Ambas são abertas à comunidade em geral e também aos estudantes da universidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no site da instituição.

A atividade integra a programação do Seminário Eleições 2022: Diálogos Eleitorais, projeto desenvolvido pelo TRE-RS com o objetivo de esclarecer dúvidas da população e combater a desinformação no processo eleitoral. Debates sobre temas variados foram levados a diferentes municípios do interior nas últimas semanas.

Integrante da Comissão de Enfrentamento à Desinformação do TRE-RS. O servidor Luís Fernando Schauren, de Porto Alegre, será o palestrante do evento e vai pontuar sobre os aspectos técnicos das urnas eletrônicas, a idoneidade do processo eleitoral e a importância no combate às informações falsas para a preservação da democracia. A palestra será mediada pela juíza da 29ª Zona Eleitoral, Carmen Constante.

Implantação

O sistema do voto eletrônico no Brasil começou a ser implantado nas eleições municipais de 1996. Naquele ano, 57 cidades do país tiveram a votação exclusivamente pelas urnas eletrônicas. Desde então, foi adotado em todos os pleitos. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o sistema passa por auditorias antes e depois das eleições e é testado periodicamente.

Nos últimos anos, porém, ganharam força movimentos e grupos que defendem a impressão do voto. Neste caso, as urnas estariam equipadas com uma impressora para que se possa armazenas os votos em uma listagem. No ano passado, uma proposta de emenda constitucional previa a adoção do voto impresso em eleições. Porém, foi derrubada em votação na câmara dos deputados.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais