Praça de pedágio da 287 inicia período de testes no dia 21

Taquari

Praça de pedágio da 287 inicia período de testes no dia 21

Treinamento com simulação de atendimento é considerado essencial na adaptação da comunidade à cobrança da tarifa na rodovia. Obras estão avançadas na unidade

Por

Praça de pedágio da 287 inicia período de testes no dia 21
Estrutura fica a cerca de dez quilômetros do pórtico de acesso a Taquari. Crédito: Divulgação
Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Rota de Santa Maria, concessionária da RSC-287, definiu as datas do período de testes no funcionamento das três novas praças de pedágio da rodovia. Em Taquari, a operação assistida no futuro ponto de cobrança de tarifa inicia no dia 21 de agosto, um domingo. As obras no local estão avançadas e devem ser concluídas ainda este mês.

Definida a partir da concessão da 287, que completa um ano da assinatura do contrato no dia 31 de agosto, a cobrança de pedágio em Taquari ocorrerá no quilômetro 47. A praça fica próxima à ponte sobre o Arroio Capivara e a dez quilômetros do pórtico de acesso ao município.

Além da cobrança localizada na região, também inicia no dia 21 de agosto o treinamento na praça de pedágio de Paraíso do Sul, na região central. Já a operação na praça de Santa Maria está agendada para começar no dia 29 de agosto. O processo foi autorizado pelo governo do RS e a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agergs).

Segundo o coordenador de Operações, Ricardo Abreu, na Operação Assistida, os veículos deverão passar pelas cabines de pedágio, parar e simular o atendimento. “Todos serão classificados pelo operador conforme categoria e, após isso, serão liberados sem a necessidade de pagamento da tarifa. Pedimos a compreensão e colaboração dos usuários”, afirma.

Pistas ampliadas

Os testes serão feitos também nas novas pistas ampliadas das praças de pedágio já existentes em Venâncio Aires e Candelária. O objetivo é permitir que novos sistemas, sensores, câmeras e demais equipamentos sejam utilizados de forma supervisionada pela equipe de tecnologia da concessionária.

Durante o período, essas novas pistas serão abertas durante intervalos para categorias e formas de pagamento específicas, com atendimentos acompanhados pelas equipes de tecnologia e implantação. “Essa fase de testes é necessária para garantir a integridade e funcionalidade dos novos sistemas e equipamentos”, frisa.

Pedágio mais caro

A partir de 1º setembro, as tarifas nas cancelas das praças de pedágio na RSC-287 ficam mais caras. O valor, que hoje é de R$ 3,70, passa para R$ 4,20. O reajuste leva em conta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Segundo a Rota de Santa Maria, a atualização nos preços da tarifa é autorizada por contrato, já que a concessão fecha um ano em vigor. Estão previstos aumentos anuais, sempre com base no IPCA.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais