Acompanhe a política!

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Acompanhe a política!

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Caro eleitor. Pense em quantas vezes você emitiu opiniões sobre políticos, partidos e ações públicas nos últimos meses. Não foram poucas, certo? Pois bem. A partir de agora, é hora de acompanhar ainda mais este tema que permeia, para o bem ou para o mal, o dia a dia de toda a nossa sociedade.

A campanha eleitoral vai esquentar e os eleitores precisam visualizar as propostas (ou a falta dessas) e anseios de cada postulante ao governo do Estado, e também de uma boa parte dos candidatos a deputado estadual e federal, de preferência àqueles mais ligados ao Vale do Taquari. Afinal, exercer a cidadania exige atenção mínima à política.

E uma das formas mais básicas de se manter atento à política é assistir aos debates eleitorais. Não basta só acompanhar tais momentos, eu sei. Mas ajuda. Ainda mais em uma nação onde boa parte dos eleitores sequer lembra o voto anterior a deputado. Os debates são os cartões de visitas e possibilitam, mesmo que minimamente em alguns casos, conhecer os propósitos básicos de cada candidato.

É possível identificar intenções e anseios dos agentes públicos por meio dessas conversas cronometradas e pré-pautadas, e também é possível descobrir incoerências. Logo, é preciso elogiar quem participa – sem titubear – de todos os debates.

Em tempo

O Grupo A Hora realiza cinco debates com candidatos do Vale do Taquari aos parlamentos. Os quatro primeiros encontros (6, 8, 12 e 14 de setembro) reúnem os 16 postulantes a deputado estadual. Já o quinto encontro (16 de setembro) reúne os concorrentes a uma vaga de deputado federal.

Todos serão transmitidos pela Rádio A Hora. Além disso, e agora em parceria com a Folha do Mate, vamos protagonizar um importante debate com os candidatos a governador do Rio Grande do Sul. O evento é no Teatro da Univates, no dia 1º de setembro.


Acil X Esquerda

Conforme já divulgamos, Edegar Pretto (foto) (PT) não será convidado pela Acil de Lajeado para as reuniões-almoço com os candidatos a governador. Segundo a presidente, Graciela Black (foto), só atores políticos identificados com os propósitos da Acil serão chamados.

Já estão confirmadas as presenças de Luís Carlos Heinze (PP), dia 16 de agosto, Onyx Lorenzoni (PL), dia 23 de agosto, e Eduardo Leite (PSDB), dia 6 de setembro. Pois bem. O posicionamento da Acil chegou até a coordenação de campanha do petista, e o grupo prepara uma “carta de intenção” à entidade. O documento apresentará as propostas do candidato e servirá para que a Acil responda e se posicione sobre a ausência de representantes da Esquerda em seu recinto.


Schneider e os partidos

Crédito: Arquivo/A Hora

Prefeito de Estrela, Elmar Schneider anunciou a desfiliação do PTB. Na manifestação, que inclusive foi compartilhada por meio de um canal oficial do governo municipal, o político cita a candidatura de Roberto Jéferson (PTB) a presidente como uma das razões para a tomada de decisão.

Entretanto, os rumores sobre a saída dele do PTB iniciaram ainda no ano passado. “Registro minha gratidão aos amigos que fiz no PTB”, cita. “Neste momento não ingressarei em nenhuma sigla partidária”, conclui. Em tempo, ele pode ir ao PSDB, MDB ou União Brasil.

 


Apagão e BO na Câmara de Encantado

A mudança na Mesa Diretora e a consequente “dança das cadeiras” entre assessores virou caso de polícia na Câmara de Encantado. Calma, eu explico. No fim do primeiro semestre, o Legislativo realizou nova eleição para definir a presidência da casa. Com a troca, o MDB assumiu o comando e alterou (e exonerou) alguns cargos comissionados.

Crédito: Divulgação

Entre as alterações, destaque para a responsabilidade pelo abastecimento (com notícias, documentos e outros atos administrativos) do site oficial. É justamente aí que a polêmica ganha corpo.

De acordo com o novo presidente, o vereador Valdecir Gonzatti (MDB), a troca neste setor gerou problemas internos. O principal ruído teria sido a formatação indevida do computador da Câmara de Vereadores. “Perdemos senhas, contratos, fornecedores, certificado digital, adequações do regimento interno”, afirma o chefe do Legislativo.

Diante do quadro, ele decidiu fazer um registro junto à Delegacia de Polícia. Por ora, o site segue desatualizado e quem perde com tudo isso, com essa velha política, é o contribuinte. Uma pena.


TIRO CURTO

• Sobre o primeiro debate entre candidatos ao governo do RS, uma constatação: alguns políticos só exploram a consequência e fazem vistas grossas às causas. E isso é preocupante.

• Em Teutônia, o vereador Evandro Biondo (MDB) solicita ao Executivo o envio da prestação de contas referente à Festa de Maio.

• A Comarca de Estrela inicia amanhã alguns dias de atuação em expediente exclusivamente interno. O modelo perdura entre os dias 10 e 19 de agosto e, neste período, estarão suspensos os prazos apenas dos processos físicos. De acordo com o site do TJ/RS, tudo ocorre “sem prejuízo da apreciação de medidas urgentes, em regime de plantão, e da realização de audiências já marcadas”.

• Os voluntários do Conselho Municipal de Turismo de Lajeado (Comtur) se reúnem na manhã de hoje. Em pauta, uma proposta oficial para a construção de uma ciclovia no trecho urbano em obras da BR-386, e a consolidação do projeto Museu a Céu Aberto.

• A Univates promove hoje a palestra com o especialista Luís Fernando Schauren sobre o voto eletrônico no Brasil. Schauren defende as urnas eletrônicas e utilizou o tema em seu Trabalho de Conclusão na UFRGS, em 2016. Ele se formou em Ciência da Computação e hoje atua na Justiça Eleitoral. Nas redes sociais, ele é um crítico ao governo de Jair Bolsonaro, especialmente no que se refere às declarações do presidente sobre o sistema eleitoral.

• O governo de Lajeado anuncia para o dia 16 de agosto a inauguração do Laboratório de Inovação (Labilá) e o lançamento do projeto Cidade Empreendedora.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais