Abrigo na Pasqualini

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Abrigo na Pasqualini

Por

Há 20 anos, a administração de Lajeado instalava o conhecido abrigo para pedestres, no canteiro da Av. Senador Alberto Pasqualini, no cruzamento com a Júlio de Castilhos

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

 

Abrigo em 2022. Crédito: Raica Franz Weiss


COMDIM

Há 20 anos, era estudada a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) em Lajeado, instituído oficialmente apenas em 2005. O órgão definiria ações de combate à violência doméstica e à discriminação contra a mulher.

Vinte anos depois, o Comdim reapareceu. A Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher se reuniu na câmara de vereadores, no dia 5 de julho desse ano, e abordou a necessidade da reativação do Conselho.


Clube 11 Amigos campeão

O Esporte Clube 11 Amigos, de Poço das Antas, era o vencedor da Copa Sicredi de 2002. A competição era organizada pela Liga Teutoniense de Futebol Amador (LTFA).

Esse era o sétimo título do Clube, conquistado após o jogo final contra o Alto Taquari, de Teutônia. O Clube 11 Amigos foi fundado em 1956 e, há 20 anos, tinha pouco mais de 160 sócios, sob a presidência de Artêmio Klein.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Hoje é Dia Internacional dos Povos Indígenas , Dia do Coworking e Dia Nacional da Equoterapia

Santos do dia : São Fábio e  Santa Teresa Benedita da Cruz


HÁ 50 ANOS

Homenagem a Carlos Jacob Kieling

Arquivo Carlos Fernando Kieling

A Câmara Júnior de Lajeado homenageava Carlos Jacob Kieling, ex-presidente da Câmara, que havia falecido em julho de 1972. Kieling se envolveu em um acidente, quando retornava para Lajeado, após participar do Congresso Nacional de Câmaras Júniors, em Minas Gerais. Na época, ele era bancário no Unibanco, que ficava na rua Júlio de Castilhos.

Como homenagem a ele, a partir de agosto de 1972, o tradicional Prêmio de Liderança Comunitária da Câmara Júnior recebeu o nome de Prêmio Carlos Jacob Kieling de Liderança, que existe até hoje. Além disso, no ano seguinte ao acidente, em 1973, o Congresso Nacional das Câmaras Juniors teve como patrono Carlos Jacob.


Enquanto isso…

Habitantes no Brasil – Há 50 anos, o IBGE publicava uma previsão sobre o crescimento populacional do Brasil. Entre outubro e dezembro de 1972, o país alcançaria a marca dos 100 milhões de habitantes, na época, um dos oito países mais populosos do mundo.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais