Prefeitos assinam ordem de início de pavimentação na Linha Wink

ENTRE ESTRELA E TEUTÔNIA

Prefeitos assinam ordem de início de pavimentação na Linha Wink

Trecho de mais de 1,7 km de extensão deve ser concluído até dezembro

Por

Prefeitos assinam ordem de início de pavimentação na Linha Wink
Foto: Marcelo Grisa
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Os prefeitos de Estrela e Teutônia assinaram, em conjunto, a ordem de início para o asfaltamento da Linha Wink, na divisa entre os dois municípios. O evento ocorreu na tarde deste sábado, 6, no entroncamento da estrada com a Linha Lenz. O trecho, que passa de 1,7 km, tem previsão de entrega para dezembro.

LEIA TAMBÉM: Concessionária nega autorização para obra de novo acesso à BR, em Bom Retiro do Sul

A obra será executada pela empresa Compasul. O prefeito de Estrela, Elmar Schneider, cresceu na comunidade, e afirmou que a pavimentação no local é uma conquista para a população e para as agroindústrias da região. “Foi muito trabalho para chegarmos aqui. Estrela tem 146 anos. Se fosse fácil fazer isso, porque não foi feito antes?”, apontou. A assinatura ocorreu em frente ao estabelecimento comercial onde o político trabalhou em seu primeiro emprego, como auxiliar de leiteiro.

Marlene Eli trabalhou por 65 anos no local, que antes era de seu esposo Teodoro Eli, já falecido. Homenageada no evento, ela emocionou-se ao falar do que significa a chegada do asfalto ao local. “Há muitos anos atrás, isso aqui era tudo barro. Dez a 15 centímetros de barro. No tempo do meu falecido, ele carregava porcos no caminhão, e tinha que colocar corrente nos pneus para subir o morro. A gente conseguia fazer as coisas, mas era com muita dificuldade”, lembrou.

O prefeito de Teutônia, Celso Forneck, argumentou que cada vez mais o asfaltamento das comunidades do interior é necessária, dada a importância desses locais para a economia regional. “O setor primário representava, até poucos anos atrás, de 24 a 25% da arrecadação de Teutônia. Hoje, isso supera os 35%”.

Acesso e escoamento

Do lado do governo estrelense, a pavimentação da Linha Wink faz parte de um plano de R$ 20 milhões em obras no interior do município. São ao todo 14,3 km de asfalto em comunidades mais distantes do centro. O objetivo é melhorar o acesso às rotas turísticas e oferecer mais opções para o escoamento da produção rural.

A assinatura dos contratos começou no último dia 8 de julho, com a ordem para a divisa entre os bairros Moinhos e das Indústrias. O evento, ocorrido em frente a EMEF Leo Joas, contou com a presença do governador Ranolfo Vieira Júnior.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook