Marcel Stürmer na patinação artística

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Marcel Stürmer na patinação artística

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Há 20 anos

Há 20 anos, o patinador lajeadense Marcel Stürmer embarcava a São Paulo para participar da sétima edição dos Jogos-Sul-Americanos, que reuniam mais de dois mil atletas, de 14 países.

Em setembro, Stürmer seguiria para a Alemanha, onde o Campeonato Mundial ocorria na cidade de Wuppertal. Na competição, Marcel conquistou a medalha de bronze para o Brasil, na categoria Júnior.


Edição nº 4 do Jornal A Hora

A quarta edição do A Hora atentava para o crescimento da construção civil em Santa Clara do Sul. Em 2002, eram solicitadas oito licenças para construção por mês. Isso representava um aumento de 216% na comparação com o mesmo período de 2001.

Entrevistado na época, o empresário Cesar Marder relembrava que, na década de 1970, havia poucos profissionais ligados à construção civil em Santa Clara. Trinta anos depois, em 2002, eram mais de 250 pessoas.

Conforme o A Hora, em agosto daquele ano, havia entre 80 e 100 obras em andamento no Centro de Santa Clara do Sul.


Enquanto isso…

Início das câmeras digitais – A Folha de São Paulo publicava um artigo para ajudar os leitores a escolherem uma câmera digital. Entre os vários modelos apresentados, o que hoje chama a atenção é a resolução das câmeras. Entre as opções, a com maior qualidade de imagem, na época, tinha pouco mais que 5 Mpixels. Hoje, qualquer câmera de celular tem, pelo menos, 8 Mpixels.


Há 50 anos

Polar entre as cinco maiores

Foto: Acervo Airton Engster

O jornal vespertino Folha da Tarde (distribuído pela mesma empresa da Folha de São Paulo) noticiava que a Cervejaria Polar estava entre as cinco maiores empresas gaúchas em volume quantitativo de títulos negociados durante 1971.

Os dados eram da Bolsa do RS, extinta em 2002. Entre as cinco companhias melhor ranqueadas, três eram instituições financeiras e a outra era a Refinaria de Petróleo Ipiranga. As negociações com títulos da Polar atingiam a soma de quase 16 milhões de cruzeiros.


Construção da prefeitura de Arroio do Meio

Foto: Acervo do Museu Público Municipal de Arroio do Meio

Em 1972, o prefeito da época, Benito Johann, determinava a retirada de um muro no terreno onde seria construída a futura prefeitura de Arroio do Meio. O local, na esquina da rua Dr. João Carlos Machado com a rua da igreja, necessitava de terraplenagem antes que as obras começassem.

A pedra fundamental, que marcaria o início da construção, seria lançada em poucos dias. Ainda hoje, o centro administrativo da cidade permanece no mesmo local. Antes dos anos 1970, a prefeitura de Arroio do Meio funcionava na atual Casa do Museu.

 

 

Acompanhe
nossas
redes sociais