Debates reúnem candidatos do Vale e concorrentes ao governo do estado

ELEIÇÕES 2022

Debates reúnem candidatos do Vale e concorrentes ao governo do estado

Postulantes da região ao Legislativo discutirão propostas e ideias em cinco oportunidades em setembro. Regras e detalhes foram apresentados em reunião nessa sexta-feira. Parceria com jornal e rádio de Venâncio Aires garante encontro com os indicados ao governo gaúcho no próximo dia 1º, no Teatro Univates

Por

Debates reúnem candidatos do Vale e concorrentes ao governo do estado
Ao todo, 18 candidatos e representantes participaram de reunião na sede do A Hora, onde foram apresentadas as regras dos debates (Foto: Mateus Souza)
Vale do Taquari

O período de convenções partidárias encerrou nessa sexta-feira, 5, e consolidou, até o momento, 22 candidaturas ligadas ao Vale do Taquari às eleições deste ano. Serão 16 e seis postulantes aos parlamentos estadual e federal, respectivamente. Em relação ao último pleito geral, em 2018, são cinco nomes a menos que disputam o voto do eleitor regional.

LEIA TAMBÉM: Debate enaltece avanços do processo eleitoral

Dentro da estratégia de valorizar e buscar a conscientização do eleitorado quanto à importância do Vale em fortalecer sua representatividade em Porto Alegre e Brasília, o Grupo A Hora promoverá novos debates com os postulantes locais. Serão cinco encontros, todos agendados para o mês de setembro.

Os debates serão transmitidos ao vivo pela Rádio A Hora 102,9 e também em vídeo pelo Facebook do Grupo A Hora e integram o projeto “Pensar Eleições 2022 – Desperta Vale do Taquari”, em parceria com a Univates. A mediação fica a cargo de Fernando Weiss e Fabiano Conte e haverá ampla cobertura nas plataformas digital e impressa.

Nessa sexta, as regras foram apresentadas a candidatos e seus representantes em reunião na sede do Grupo A Hora, em Lajeado. Também foi feito o sorteio dos debates para os concorrentes à Assembleia Legislativa, enquanto ao Congresso haverá um único encontro. Todos os presentes assinaram documento em que concordam com as diretrizes estabelecidas.

Resultados diferentes

Para o diretor de Mercado e Estratégia do Grupo A Hora, Fernando Weiss, o movimento feito pela empresa dentro do projeto institucional busca justamente enaltecer a necessidade do Vale aumentar a representatividade política. Em outros tempos, chegou a eleger até quatro nomes.

“E, ao lado disso, fazer diferente, com pesquisas inéditas sobre desempenho dos candidatos, debates e entrevistas. Um movimento diferente para obter resultados diferentes e não chegar no dia 2 de outubro e lamentar mais uma vez. O Vale não pode mais aceitar esse desempenho medíocre que teve nas últimas eleições, onde ficamos literalmente órfãos de representatividade”, justifica.

Por conta desta necessidade, segundo Weiss, o A Hora assumiu o papel de liderar esse trabalho de conscientização do eleitor. “Temos muito respeito a todos que são de fora, que não tem domicílio eleitoral aqui. Serão bem vindos e não desmerecemos seus trabalhos, mas precisamos fortalecer nossas candidaturas e por isso preparamos estes debates, dentro das regras eleitorais”.

Já o diretor de Conteúdo Editorial, Rodrigo Martini lembra que o Vale tem mais de 280 mil eleitores e não conseguiu eleger um só deputado na eleição passado. Por isso, precisa quebrar anos sem representatividade genuína nos parlamentos.

“E não faltam razões para mudar tal realidade a partir de 2023. Afinal, somos uma região pujante e bastante politizada. Prova disso são os nossos indicadores de desenvolvimento social e, também, de eleitores filiados a partidos, cujo índice gira em torno de 19% do total, uma porcentagem acima da média estadual e nacional”, destaca.

Parceria regional

O Grupo A Hora fechou parceria com a Folha do Mate e Rádio Terra, ambos de Venâncio Aires, para promover um debate especial com os candidatos a governador do Rio Grande do Sul. O encontro está agendado para o dia 1º de setembro, no Teatro Univates. Uma iniciativa inédita, que busca unir e fortalecer os vales do Taquari e Rio Pardo em busca do protagonismo estadual.

Todos os postulantes ao Palácio Piratini foram convidados para o encontro. “Vamos chamar os candidatos e apresentar a lista de demandas. Queremos que eles assumam compromisso com a nossa região e, a partir disso, formaremos um grande documento para ter o que cobrar nos próximos quatro anos”, explica Weiss.

O debate terá duração de duas horas e a mediação será feita por um jornalista de cada veículo de comunicação. Para a plateia, serão convidados líderes empresariais, de entidades de classe e também políticos da região.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais