Falta de registro pode fazer com que o empresário perca o direito da marca

empreendedorismo

Falta de registro pode fazer com que o empresário perca o direito da marca

Cerca de 70% das empresas integrantes das associações comerciais da região não possuem registro de suas marcas e o principal motivo é falta de conhecimento sobre os trâmites legais do processo

Por

Atualizado sábado,
06 de Agosto de 2022 às 19:32

Falta de registro pode fazer com que o empresário perca o direito da marca
Foto: Juciara Gregory
Vale do Taquari

Registro de marca e propriedade intelectual, este foi o assunto do programa Negócios em Pauta deste sábado (6).

LEIA TAMBÉM: Mais de 30 agroindústrias do Vale participam da Expointer

E para falar sobre o assunto, a Rádio A Hora 102.9 trouxe o Sócio da Haas Advogados, Élio Haas, o sócio da Marcauten Propriedade Intelectual, Vinícius Christ, o advogado da Plano Digital Marcas e Patentes, Alan Felipe Camargo e o diretor da Plano Digital, Samuel Wirtti.

Cerca de 70% das empresas integrantes das associações comerciais da região não possuem registro de suas marcas e o principal motivo é falta de conhecimento sobre os trâmites legais do processo. A falta de registro pode fazer com que o empresário perca o direito a usar a marca e aqui no Vale do Taquari houve alguns casos de empresas que precisaram trocar de nome porque a marca foi registrada em outro estado.

Inclusive, tem se tornado comum o assédio aos empresários da região por parte de terceiros que registram marcas já estabelecidas e depois pedem dinheiro para que os empresários possam utilizar as marcas. Além do nome da marca propriamente dita, também é possível registrar logotipos, símbolos, identidade visual, produtos e outras características exclusivas de uma empresa.

Ouça a entrevista na íntegra


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais