Termo de cooperação entre Grupo A Hora e MP desenvolverá projetos em defesa da natureza

Viver Cidades

Termo de cooperação entre Grupo A Hora e MP desenvolverá projetos em defesa da natureza

Solenidade de assinatura do documento ocorreu na sede do MP em Lajeado, na tarde desta sexta-feira, 5

Por

Atualizado sexta-feira,
05 de Agosto de 2022 às 19:34

Termo de cooperação entre Grupo A Hora e MP desenvolverá projetos em defesa da natureza
Foto: Henrique Pedersini
Lajeado

O Grupo A Hora e o Ministério Público do RS (MP) assinaram na tarde desta sexta-feira, 5, o termo de cooperação para desenvolver projetos na área de monitoramento de nascentes e da qualidade da água na Bacia Hidrográfica do Rio Taquari. A solenidade ocorreu na sede do MP em Lajeado.

LEIA MAIS: Grupo A Hora e MP assinam termo de cooperação ambiental

Para o procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles o projeto é de extrema relevância, pois mostra o tamanho do problema e, ao mesmo tempo, busca soluções. “Um projeto realmente muito importante na área ambiental. A qualidade da água tem a ver com saúde, com sobrevivência, tem a ver com desenvolvimento. Infelizmente ao longo de muitas décadas, em todos os lugares, isso foi tratado com descaso.”

Quem também esteve presente no evento foi o promotor de Justiça Regional da Bacia Hidrográfica dos Rios Taquari e Antas, Sérgio da Fonseca Diefenbach. Para ele, a iniciativa acerta em cheio ao propor a cooperação em um assunto primordial para a sobrevivência humana. “É uma carências que nós temos: a noção da quantidade de resíduos depositados nos afluentes e no Rio Taquari. Às vezes nos falta o elemento técnico e o monitoramento adequado. Esse trabalho será muito útil pois mostrará o horizonte que nós devemos buscar.”

Saiba mais

O sistema Água para o Futuro foi idealizado para mapear e identificar nascentes de água. Criado pelo MP do Mato Grosso e disponibilizado à promotoria gaúcha pelo Conselho Nacional do Ministério Público, vai ao encontro da proposta do projeto Viver Cidades, do Grupo A Hora.

Lançado no início deste ano, tem como ação principal a coleta e análise de água em 23 pontos de dois rios e 12 arroios da região da bacia Taquari-Antas. O monitoramento ocorre a cada seis meses, a partir de coleta e análise de água feitas pelo Laboratório Unianálises, contratado pela empresa de comunicação.

Os resultados são divulgados nos suplementos bimestrais encartados no jornal, com distribuição expandida para as escolas das redes pública e privada do Vale do Taquari, nos debates na Rádio A Hora 102.9 e no portal do Grupo. O Viver Cidades entrega conteúdo noticioso sobre temas ambientais, promove concurso estudantil e painéis nas instituições de ensino e seminário.

Ouça a reportagem na íntegra 


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais