Abastecimento pelo Taquari

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Abastecimento pelo Taquari

Por

Atualizado sexta-feira,
05 de Agosto de 2022 às 13:02

Há 20 anos

Há 20 anos, uma Estação de Tratamento de Água estava em construção na Linha Pinheirinho, em Encantado. A previsão para o término da obra era março de 2003.

O reservatório faria o tratamento da água e abasteceria até 80% da população da cidade. Até então, toda a água utilizada em Encantado provinha de poços artesianos. Com a nova Estação, a Corsan passaria a abastecer o município por meio do Rio Taquari.

Crédito: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


A famigerada “letra de médico”

O governo estadual firmava um convênio com as Secretarias Municipais de Saúde para a conscientização dos médicos na hora de escrever uma receita. O jornal O Informativo explicava que os profissionais seriam orientados a “preencher corretamente os receituários com letra legível e uso de denominação genérica do medicamento”.

A medida previa que o paciente exigisse a escrita correta da receita. A campanha tinha como justificativa a demora no atendimento, já que o tempo para descobrir o nome do medicamento prejudicava o início do tratamento.


Enquanto isso…

Brasil no boxe – O brasileiro Acelino Freitas, mais conhecido como Popó, vencia mais uma luta no boxe. Nos Estados Unidos, Popó derrotava o então campeão da Organização Mundial do Boxe, o nigeriano Daniel Attah. Até hoje, Popó é o brasileiro que mais conquistou títulos mundiais na história do boxe e, nos seus 22 anos de carreira, sofreu apenas duas derrotas.


Hoje é Dia Nacional da Saúde e Dia da Farmácia

Santos do dia:  Nossa Senhora das Neves e  Santo Osvaldo de Nortúmbria


Há 50 anos

Delegacia de Estrela

Há 50 anos, um estudo diagnosticava a necessidade de mais funcionários na Delegacia de Polícia de Estrela. A análise era a nível estadual e levava em conta a área de ação da Delegacia, a população do município, o número de ocorrências, inquéritos e veículos registrados.

Conforme o estudo, a Delegacia de Estrela deveria ter dez funcionários: um delegado, quatro inspetores, dois escrivães e três investigadores. Até então, a delegacia tinha apenas seis colaboradores.

Naquela época, a sede da polícia ficava na rua 13 de Maio, no prédio localizado entre a prefeitura e a Cacis. Em 1975, a DP foi para a Av. Rio Branco, em um prédio construído em 1929. Hoje, a delegacia já está em outro endereço, na rua Coronel Müssnich.

O prédio foi construído em 1929. Espaço abrigou a Delegacia de
Polícia de 1975 a 2019 e hoje está sem uso


Distrito industrial de Lajeado

Estava em análise a construção de um distrito industrial em Lajeado. O complexo ficaria em uma área próxima à Olvebra, nas margens da RS-130. Em princípio, aquele espaço havia sido destinado à Apeuat (hoje Fuvates) para a construção da faculdade (Univates).

Ainda na época, foi estabelecido que o centro universitário seria construído em outro local. Por isso, o município reivindicava aquela área para o estabelecimento do futuro distrito industrial de Lajeado.


Enquanto isso…

Incêndio na Itália – O país registrava o maior incêndio desde a 2ª Guerra Mundial. Três tanques de petróleo, com capacidade entre 50 e 80 toneladas cada, incendiavam após uma explosão, na região de Trieste, na Itália. Conforme a Folha de São Paulo, autoridades da época suspeitavam de sabotagem. As chamas chegaram aos 400m de altura e a fumaça aos 2 mil metros.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais