“Quebra-molas” em Lajeado

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

“Quebra-molas” em Lajeado

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Secretaria de Planejamento e Urbanismo de Lajeado (Seplan) recebe muitas solicitações de redutores de velocidade, o popular “quebra-molas”. Os pedidos partem dos contribuintes e também chegam por meio de requerimentos dos vereadores.

Sobre isso, a Seplan encaminhou ofício à câmara para reforçar algumas regras básicas para tais encaminhamentos. Segundo o documento, é preciso anexar ao pedido um formulário padrão (disponível no site do município), e é necessária a assinatura e o aval dos moradores mais próximos (50 metros antes e depois) do ponto escolhido.

Após isso, a equipe da Seplan realiza nova análise, observa os requisitos do Contran, e só então decide se é possível instalar o dispositivo.

Crédito: Divulgação


Concreto asfáltico ao HBB

A câmara de Lajeado avalia um projeto de lei do Executivo que autoriza o custeio das despesas e execução de pavimento em uma área de 509 m², com aplicação de concreto asfáltico, “no trecho localizado entre o Hospital São Roque e o Centro de Tecnologia Avançada (CTA)”, junto à área interna do Hospital Bruno Born. O custo da obra é de R$ 50,9 mil.


Votos para fora

Candidato a deputado estadual e ex-prefeito de Arvorezinha, José Scorsatto (PDT) encaminha um comentário sobre o artigo publicado ontem na coluna, referente aos municípios que registraram o menor número de votos para candidatos locais em 2018.

A lista engloba diversas cidades menores da região alta do Vale do Taquari. E isso não ocorreu à toa. Scorsatto lembra que, no pleito passado, não havia postulantes à Assembleia que eram ligados àquela região. Desta vez, porém, a realidade é diferente.


Consulta sobre pedágios

Crédito: reprodução

A meta da Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC/VT) e do Codevat é atingir 30 mil contribuintes na consulta pública lançada segunda-feira, que verifica as expectativas acerca do plano de concessão dos pedágios anunciado pelo Estado.

Até o fim da tarde de ontem, pouco mais de duas mil pessoas responderam ao “questionamento”. A votação prossegue até o dia 10.

Logo após, o grupo que coordena esse movimento empresarial tentará levar o resultado às autoridades estaduais, em uma última e derradeira tentativa de sensibilizar os gestores sobre a necessidade de melhorias no edital.


Debate com candidatos

O Grupo A Hora reúne, nesta sexta-feira, os 21 candidatos a deputado estadual e federal que representam o Vale do Taquari.

O encontro ocorre na sede deste veículo de comunicação, e tem como principal objetivo apresentar as regras dos cinco debates previstos para o mês de setembro.

A projeção é realizar quatro eventos com os postulantes à Assembleia Legislativa e, para finalizar, um quinto evento com os concorrentes ao Congresso Nacional.


4 minutos e 47 segundos

Mais de 900 alunos do Colégio Madre Bárbara participaram de um simulado de evacuação na manhã de ontem. E os números impressionam. Todos conseguiram deixar o espaço em 4 minutos e 47 segundos. A atividade envolveu estudantes da Educação Infantil e anos iniciais, e também professores e funcionários da instituição de ensino privada.

Participaram da organização a Brigada de Incêndio e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), e ainda o setor de Segurança e Saúde do Trabalho da Rede (ICM). A ação também contou com apoio do Corpo de Bombeiros e governo municipal de Lajeado.

Crédito: Bianca Mallmann


TIRO CURTO

• O governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) vai participar da retomada do Trem dos Vales. Os novos passeios iniciam neste sábado, e o chefe do Executivo estadual gaúcho confirmou presença e será um dos primeiros passageiros. Ele vai embarcar em Muçum.

• A Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat) agendou para o dia 13 de agosto o próximo encontro entre parlamentares da região. O evento ocorre na Câmara de Bom Retiro do Sul, e a pauta é “cooperativismo”.

• Ainda sobre a Avat, a entidade realiza hoje uma live de lançamento da programação comemorativa aos 35ª anos da associação. As filmagens ocorrem na sede da câmara de vereadores de Encantado, onde estarão reunidos diversos ex-presidentes da associação.

• A câmara de Lajeado prorrogou até o dia 23 de dezembro o prazo dos trabalhos da Comissão Temporária Especial para Revisão da Lei Orgânica. O prazo original era 26 de julho.

• Em Encantado, a nova Mesa Diretora da câmara de vereadores trocou uma série de assessores. Alguns apenas trocaram de funções. Mas quem é ligado ao PP perdeu a vaga. Isso é natural no meio político. E vida que segue.

• Em Arroio do Meio, a relação já foi melhor entre o presidente da Câmara e o prefeito.

• A Associação de Assistência de Pacientes Oncológicos e Transplantados (AAPOT) dos Vales do Taquari e Rio Pardo solicita a doação de cabides. O material é necessário para a realização dos brechós da entidade, que são fundamentais para angariar recursos à causa. Em Lajeado, os doadores podem levar os cabides o ponto localizado na Rua Santos Filho, 338. E mais. Se necessário, os voluntários vão até a sua casa para buscar o material.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais