Municípios avaliam parceria para recuperação de pinguelas

ARROIO DO MEIO E MARQUES DE SOUZA

Municípios avaliam parceria para recuperação de pinguelas

Intenção é recuperar passagens sobre o rio em Forqueta e Linha Perau

Por

Municípios avaliam parceria para recuperação de pinguelas
Pinguela entre Linha Perau e Forqueta está interditada há três anos. Comunidade cobra melhorias. Crédito: Gabriel Santos
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Uma parceria envolvendo dois governos municipais é a solução encontrada para recuperar duas pinguelas históricas que faziam a ligação de moradores entre o distrito de Forqueta e localidade de Linha Perau, interior de Marques de Souza.

Uma reunião entre os prefeitos, Danilo Bruxel e Fábio Mertz definiu a recuperação das estruturas com o objetivo de oferecer mais segurança aos moradores e ciclistas que utilizam essas passagens sobre o rio Forqueta. A próxima etapa envolve um levantamento técnico dos setores de engenharia e orçamentos para viabilizar as reformas.

A manutenção é uma reivindicação antiga da comunidade. Uma das pinguelas localizada entre o Camping do Irineu, em Arroio do Meio, e nas propriedades da família Stacke e Delavald, em Linha Perau, necessita de pequenos reparos como a troca das madeiras e reforço em cabos de aço que fazem a sustentação.

Outra estrutura situada nas proximidades da Igreja Evangélica de Pedra, acessada pela VRS-811, está interditada há três anos e segue abandonada. A passagem por um antigo trilho ligava a comunidade de Forqueta a Linha Perau, passando pelas áreas da família Simonis e Beuren.

No local, uma avaliação prévia apontou para a necessidade de um novo projeto para uma nova passagem de madeira e aço sobre o leito da água numa extensão de 190 metros. Com as cheias recentes, um dos pilares de sustentação cedeu, assim como a estrutura de suporte. Já a estrutura metálica se deteriorou com o tempo.

Desde a construção das estruturas, nos anos 90, a manutenção envolve os dois municípios. Em conjunto, as administrações de Marques de Souza e Arroio do Meio mantêm acordo com a cedência de material e mão de obra.

Encurtar caminhos

Para o servidor público e morador de Linha Perau, Eder Simonis, 34, a reconstrução da pinguela representa muito para a comunidade e pode incentivar ainda mais o cicloturismo entre as duas localidades.

Simonis ajudou na reconstrução da pinguela em 2011, logo após a enchente de janeiro de 2010. Recorda que caminhões pesados auxiliaram na concretagem e mais de 800 metros de capo de aço foram colocados no local para sustentar as madeiras. Meses depois, a estrutura foi danificada por uma nova cheia.

O morador acredita que a ligação auxilie as duas comunidades. “Hoje muitas famílias são associadas em Forqueta, tem ligações familiares e precisam fazer uma volta de até 22 quilômetros pela estrada de chão. Com a passagem, isso encurtaria o caminho”, destaca.

Marques de Souza possui hoje três pinguelas. A travessia construída em Bela Vista do Fão possibilita a ligação com Pouso Novo. Outra, em Linha Bastos, leva ao município de Travesseiro. Há também a estrutura nas imediações do Camping do Germano, que liga o município a Arroio do Meio


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais