Covid-19 pode causar inflamação no cérebro, afirma neurologista

ENTREVISTA

Covid-19 pode causar inflamação no cérebro, afirma neurologista

Medicações com efeito anti-inflamatório têm mostrado bons resultados em 80% dos seus pacientes, relata Marcos Frank

Por

Covid-19 pode causar inflamação no cérebro, afirma neurologista
Médico Marcos Frank em entrevista à Rádio A Hora (Foto: Rodrigo Gallas)
Lajeado

Desde o primeiro ano da pandemia, ainda em 2020, investigações sobre as consequências da covid-19 no cérebro têm sido realizadas. Os estudos abordam desde os efeitos observados na fase aguda até as possíveis sequelas. Recentemente, profissionais de saúde têm relatado aumento em solicitações de exames neurológicos. Fato possivelmente relacionado com a covid-19, diz o neurocirurgião e neurologista Marcos Frank. Tal registro ocorre especialmente em jovens, entre 20 e 40 anos.

LEIA TAMBÉM: Mutirão de vacinação ocorre neste sábado no Posto do Centro, em Lajeado

Em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, desta quarta-feira, 3, Frank, que é vice-presidente do Hospital Bruno Born (HBB), especula possibilidades e traz resultados de estudos em torno da neurocovid. Um dos estudos expostos na conversa é de uma médica holandesa que fez a autópsia no cérebro de 84 pacientes mortos por covid. Em nenhum caso o vírus atingiu o cérebro.

No entanto, foi verificada a presença de inflamação. Entendeu-se que o coronavírus é responsável por liberar substâncias inflamatórias no cérebro possivelmente causadoras, por exemplo, de esquecimento e dor de cabeça crônica. Frank entende que o assunto está em constante evolução e, que, ainda não é possível tirar conclusões. Mas, medicações com efeito anti-inflamatório, entre outras, tem mostrado bons resultados em 80% dos seus pacientes, relata o médico.

Ouça a entrevista na íntegra


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais