Avanços do APL

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Avanços do APL

Por

Vale do Taquari

O Sebrae alinha uma consultoria com o cientista político italiano, Emilio Beltrami. Mestre em Desenvolvimento Territorial e consultor internacional do BID, PNUD e CNI, ele será chamado para auxiliar na consolidação do Arranjo Produtivo Local (APL) Alimentos e Bebidas Vale do Taquari.

A apresentação dele referente à metodologia “Foresight” ocorreu na sexta-feira passada (foto). Em suma, o termo agrega uma série de técnicas de descoberta, com mapeamento, classificação e seleção de tendências prováveis ou mesmo desconhecidas, com potenciais para novos produtos, processos e até hábitos sociais. Hoje o APL já conta com 32 empresas associadas. Mas há espaço para muito mais. E que assim seja.

Crédito: Divulgação


Dica ao turismo

A cidade de Teutônia está de parabéns pelo belíssimo espetáculo proporcionado pelo Festival de Balonismo. O turismo regional ganha e muito com eventos desta magnitude. Mas, e isso precisa ser dito, é possível ganhar ainda mais se observarmos alguns detalhes. Eu, por exemplo, escolhi o topo do morro de uma conhecida lagoa para apreciar o voo dos balões.

E a minha dica vai para os gestores deste importante complexo de turismo e lazer. O responsável pela cobrança no acesso desconhecia a possibilidade de visualizar os balões do alto do morro. E isso é um detalhe importante. O primeiro contato com o turista precisa ser recheado desses detalhes.

São detalhes que fazem a diferença, agregam valor e precisam ser observados pelos gestores no momento de delegar funções aos funcionários. Ainda mais em um lugar tão especial.


Votos para fora

Vereador em Lajeado, o emedebista Carlos Ranzi abriu o voto para deputado estadual. Por meio das redes sociais, ele publicou uma imagem ao lado do ex-prefeito de Rio Pardo, Edivilson Brum (MDB).

“Meu pré-candidato a deputado estadual”, escreveu o parlamentar. Outros vereadores que atuam no plenário lajeadense também devem apoiar candidatos de fora do Vale do Taquari. E ainda há tempo para mudarem de ideia.


Sai Cé. Entra Spengler

Crédito: Divulgação

Agora é oficial. Desde ontem, a Secretaria da Fazenda de Lajeado é comandada pelo novo secretário Rafael Spengler (foto).

Guilherme Cé, que estava ao lado de Marcelo Caumo (PP) desde a campanha eleitoral de 2016, cumpriu as últimas funções na sexta-feira. Mesmo assim, ele deve auxiliar de forma voluntária na consolidação da PPP da energia inteligente.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais