MDB confirma apoio à candidatura de Eduardo Leite ao governo do RS

Eleições 2022

MDB confirma apoio à candidatura de Eduardo Leite ao governo do RS

Adesão à chapa do ex-governador venceu por uma diferença de apenas 27 votos

Por

Atualizado domingo,
31 de Julho de 2022 às 19:03

MDB confirma apoio à candidatura de Eduardo Leite ao governo do RS
Após a convenção do PSDB, Leite foi ao encontro estadual do MDB / Crédito: Reprodução
Estado

Em convenção tensa, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) aprovou apoio à chapa encabeçada por Eduardo Leite (PSDB) ao governo do Estado. Foram 239 votos a favor da aliança, enquanto 212 defenderam a candidatura própria ao Piratini.

Esta é a primeira vez desde a redemocratização que o MDB deixa de liderar uma chapa ao governo gaúcho. Agora, cabe à sigla a indicação do vice na coligação com o PSDB. O deputado Gabriel Souza, único inscrito na convenção como pré-candidato a governador, deve ser o nome escolhido.

Os dois partidos estiveram em lados opostos na última eleição estadual, em 2018. Na ocasião, Leite derrotou nas urnas José Ivo Sartori, então governador e candidato a reeleição. Porém, o MDB integrou a gestão tucana e ocupou importantes cargos no alto escalão ao longo dos últimos anos.

Apesar do apoio confirmado ao PSDB, nomes importantes do partido criticaram o fato do MDB não ter candidato próprio. Um grupo de filiados, inclusive, foi embora da convenção após registrarem o voto. Entre eles o ex-governador Sartori, o ex-senador Pedro Simon e o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.

Além do MDB, Leite já recebeu o apoio do Cidadania, do União Brasil e do Podemos. O ex-governador, que renunciou ao cargo em março, teve sua candidatura homologada também neste domingo, 31. Nesta segunda-feira, 1º, o PSD promove convenção e também deve aderir à chapa e indicar Ana Amélia Lemos como candidata ao Senado.

Acompanhe
nossas
redes sociais