Novos prédios na Univates

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Novos prédios na Univates

Por

Vale do Taquari

Há 20 anos

Em 2002, a Univates inaugurava os prédios 9 e 11 do campus, depois de quase um ano de obras. O prédio 9 abriga até hoje o Centro de Convivência, com o anfiteatro, a praça de alimentação e lojas. A grande novidade era o formato sinuoso da estrutura, projetada para preservar as árvores do campus.

O prédio 11, na época, era destinado aos cursos de Comunicação Social, Farmácia e às Engenharias. Um estúdio de rádio para os estudantes também foi instalado e permanece até hoje.
As obras movimentaram cerca de 200 operários por dia durante os nove meses de construção. O investimento, na época, superava os R$ 6 milhões e era financiado pelo BNDES.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Biblioteca de Estrela era inaugurada

O novo espaço da biblioteca pública de Estrela era inaugurado no dia 30 de julho de 2002. Na época, ela estava localizada na Rua 13 de Maio, no lugar onde hoje funciona o Jornal Nova Geração.


Enquanto isso…

  • O Taquaryense – Há 135 anos, o jornal O Taquaryense era fundado em Taquari, no ano de 1887. Hoje, é o segundo periódico mais antigo do RS, atrás apenas da Gazeta de Alegrete. O Taquaryense surgiu ainda no período imperial e noticiou a abolição da escravidão no Brasil, em 1888. Não somente isso, como também presenciou a proclamação da república, em 1889.

O Taquaryense é patrimônio vivo da nossa região e um pouquinho dessa história centenária foi contada pela colega Bibiana Faleiro, nas páginas 10 e 11 do Jornal A Hora.


Dia 30 é: Dia do Padrasto , Dia do Cheesecake e  Dia do Administrador de Sistemas

Santos do dia: São Pedro Crisólogo.

Dia 31 é: Dia da Mulher Africana

Santos do dia: Santo Inácio de Loyola


Há 50 ANOS

Intitulado “Curso Intensivo de Férias para a Formação de Professores de Primeiro Grau”, o projeto era desenvolvido pela Universidade de Passo Fundo no Centro Educacional Estrela da Manhã. As aulas aconteciam nos meses de julho, janeiro e fevereiro e a cerimônia da “aula inaugural” havia ocorrido em 29 de julho de 1972, depois do primeiro mês de atividades.

A faculdade pretendia dar formação a professores que não tinham condições de integrar um curso regular. Muitos eram do interior e não tinham como atender à faculdade formal, então aproveitavam as férias para a graduação.

Ministrada de forma intensiva nos meses de recesso escolar, tinha duração de três anos, com aulas de segunda a sexta-feira, manhã e tarde, com total de 1.200 horas. A UPF já tinha instalado esse modelo de ensino nas cidades de Erechim e Palmeiras das Missões.

Em julho de 1972, eram quase 260 alunos, de 62 municípios diferentes e três estados, além de 16 professores. A previsão para janeiro de 1973, quando o curso seria retomado, era o ingresso de mais quinhentas pessoas.

Além disso, novas formações estavam previstas: Educação para o Lar, Técnicas Agrícolas, Técnicas Industriais e Pedagogia. O alojamento do Estrela da Manhã abrigava em torno de 130 alunos, os demais ficavam hospedados nas casas de famílias estrelenses.

FOTOS: Acervo IEEEM


Enquanto isso…

Miss Universo – A gaúcha Rejane Couto, a Miss Brasil, ficava em segundo lugar no concurso de Miss Universo de 1972. A vencedora daquele ano era a australiana Kerry Anne Wells.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais