Mais segurança e melhor desempenho: conheças as vantagens do IPv6 para sua internet

Produzido por Alfa

Mais segurança e melhor desempenho: conheças as vantagens do IPv6 para sua internet

Já disponibilizado pela FB Net para todos seus usuários, novo recurso é capaz de oferecer criptografia ponta a ponta, a fim de evitar ataques, algo muito caro no cenário corporativo

Apresentado por

FB Net

Smartphones, computadores e até eletrodomésticos. Vivemos em uma realidade cada vez mais conectada. Por causa dessa revolução tecnológica, em pouco mais de 20 anos, o número de dispositivos conectados com a internet cresceu vertiginosamente. A partir disso, uma mudança nos protocolos base da internet se fez necessária para acomodar todos esses novos dispositivos.

Segundo Raul Silverio Mittelstadt, gerente de suporte técnico da FB Net, o Protocolo de Internet (IP) é um conjunto de regras responsáveis por identificar dispositivos conectados à rede e garantir que todos os dados enviados através deles cheguem ao seu destino correto, já que cada dispositivo possui um endereço IP.  “Essa mudança vai proporcionar uma troca de informações mais segura e eficiente entre dispositivos, já que o novo IPv6 entrega um desempenho melhor em relação ao antigo IPv4”, explica.

De acordo com Mittelstadt, o IPv4 não pode acomodar todos os dispositivos conectados do mundo. Por isso, é tão necessário a utilização do IPv6 para cobrir essa necessidade. “Com essa atualização, essa troca de informações vai trazer mais segurança e eficiência aos usuários. Tanto é que na FB Net sempre utilizamos ferramentas compatíveis com esse recurso”, avalia.

O IPv6 no cotidiano do usuário de internet

O IPv4 é o protocolo atual da internet. Porém, por ser mais antigo e ter sido desenvolvido ainda em 1980, tem uma série de limitações. Na época em que ele foi desenvolvido não se tinha ideia de que a internet se tornaria algo tão grande e presente no cotidiano das pessoas.

Já o novo protocolo, o IPv6 – não existe o IPv5 -, foi pensado a partir da dinâmica da internet e resolve vários problemas que ainda persistem no seu antecessor. O IPv6 é mais seguro e rápido, assim como o acesso fim a fim. Ainda que seu antecessor previa esse acesso, não consegue mais ser feito atualmente. Enquanto isso, o IPv6 pode acessar qualquer dispositivo do mundo conectado na rede diretamente, o que vai proporcionar o desenvolvimento de novas tecnologias e funcionalidades, hoje suprimidas no IPV4. “Na prática, o IPv6 proporciona maior segurança e preserva a experiência habitual no dia a dia”, explica.

“Hoje, a FBNet consegue atender até 4 bilhões de assinantes em IPv6, para que o cliente consiga conectar todos os seus dispositivos por meio desse protocolo. Ele veio suprir a falta de endereços IP para as próximas gerações”, conclui Mittelstadt.

Conheça as diferenças entre o IPv4 e IPv6

  • Número de endereços – Enquanto o IPv4 conta com 32 bits, o que possibilita cerca de 4 bilhões de combinações, o IPv6 conta com 128 bits e tem mais de 340 undecilhões de endereços possíveis – um número até difícil de traduzir.
  • Segurança – o IPv6 tem mais vantagens, já que ele vem com o IPsec para trazer segurança para as comunicações de rede, além de poder rodar criptografia de ponta a ponta e evitar ataques MitM. Utilizar o IPsec no IPv4 é um pouco mais difícil devido ao uso do NAT, já que é necessário um endereço público. Como o IPv6 disponibiliza um número muito maior de endereços, o processo se torna mais fácil.
  • Velocidade – No momento que a informação chega no roteador, o roteador vai priorizar o protocolo IPv6, isso é padrão. E como ele não necessita do NAT, sua velocidade será maior em relação ao IPv4.

Tire suas dúvidas com a FB Net

WhatsApp: (51) 2183-0000

Instagram: @fbnet_

Facebook: @vafbnet

Site: fbnet.com.br

📍 Venâncio Aires

   Rua Tiradentes, 255 – Centro

📍 Lajeado

  Av. Sete de Setembro, 878 – Moinhos